Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por carlos.santos1, 30 Agosto 2014.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
?

Acham o tópico interessante?

  1. Sim

    82.7%
  2. Não

    17.3%
Votos em múltiplos itens são permitidos.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Muito bem Carlos, vamos aguardar para saber se está correto.;)
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  2. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Antes de mais, boa tarde a todos.
    Eu sei, Paul Farmer que quem espera sempre alcança. Sempre ouvi dizer isso. Mas temos de concordar qe a sissy está a guardar o meu 20 há demasiado tempo.
    Era exatamente esta a resposta que eu pretendia, carlos.santos1. Pensei que fosse incluir mais, pormenores sobre a DGEMN, mas não faz mal.
    Aliás, esse até vai ser o assunto da próxima pergunta.

    Em que contexto surgiu a DGEMN (consultar o significado da sigla na resposta do carlos.santos1) e quais as linhas orientadoras da sua ação?
    Boas pesquisas e nada de ser preguiçosos, se faz favor.

    jedfjedf1996
     
    feiticeira1 e carlos.santos1 aprovam isto.
  3. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Boa noite.:)
    Aqui fica o resultado da pesquisa, que passo a citar:


    A Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) era o Serviço Central do Ministério do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território do governo de Portugal, com as atribuições de salvaguarda e valorização de património arquitectónico e de instalação de serviços públicos.
    O Sistema de Informações da DGEMN permitia pesquisar em sua base de dados monumentos não apenas de Portugal continental mas dos demais países de expressão portuguesa, e outros.
    A maio de 2006, o Ministério da Cultura investiga a viabilidade da fusão do DGEMN com o Instituto Português do Património Arquitectónico, cuja origem estará em possíveis descoordenações e cortes orçamentais.

    Penso que este serviço foi extinto...:( ou pelo menos passou a integrar noutro.
    Não sei se era esta a resposta pretendida.
    Aguardo retorno...e quero nota máxima!!;)






     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  4. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Parabéns ao Carlos Santos pela resposta correta e à Feiticeira pelo complemento. ;)
     
    carlos.santos1 e feiticeira1 aprovam isto.
  5. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Cara feiticeira, eu dar-te-ei o 20 quando e se me trouxeres a resposta correta. Infelizmente, a resposta que trouxeste não era a resposta que eu pretendia.:(Mas não desistas, podes sempre tentar novamente.;):)
    Boas pesquisas.

    jedfjedf1996
     
    carlos.santos1 e feiticeira1 aprovam isto.
  6. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    O professor jedf está rigoroso com seus alunos xD:D
     
    carlos.santos1 e feiticeira1 aprovam isto.
  7. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Jedf deixo a pesquisa para amanhã.
    Como não é um assunto que eu domine, terei de perder (para ganhar) algum tempo, à procura da resposta.;)
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  8. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

    passando pra ver se os alunos estão se empenhando e os professores cumprindo seu melhor papel em ensinar essa turminha :)
     
    carlos.santos1 e feiticeira1 aprovam isto.
  9. sissy222

    sissy222 Imperador

    Tiveste 20 sim, embora não concorde com a última afirmação de que o exercício só deve ser executado pelo máximo de cinco minutos, mas para começar será adequado começar até por menos de 5 minutos, por isso aceitei.:D Nota 20 e como ter paciência é uma virtude, dei tempo a fazeres algumas respirações yoga para controlar essa ansiedade.xD
    Vou acabar de ler as perguntas e respostas pois nem tive tempo.;)
     
    carlos.santos1 e feiticeira1 aprovam isto.
  10. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Seja bem "retornada" a professora Sissy, principalmente para felicidade do jedf xD
     
  11. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Boa tarde a todos.

    Tudo bem, feiticeira. O que importa é que a resposta esteja correta.
    Em caso de dificuldade, o livro (acho que posso dizer o título, mas corrijam-me se eu estiver enganado) "100 anos de património: memória e identidade: Portugal: 1910-2010" contém a informação necessária para responder à pergunta que eu coloquei.

    Ansioso, eu?xD É verdade que eu fiz algumas respirações yoga enquanto aguardava a confirmação, mas ansioso é que eu não estava.xD
    Obrigado pela confirmação, sissy. A afirmação de que o exercício deve ser executado pelo máximo de 5 minutos era a afirmação que estava na fonte que eu utilizei para esta resposta, por isso, deixei ficar.
    O que interessa é que tive 20.xD


    Então, _Sofiaa-_? Estou a apanhar-te.xD


    Boas pesquisas.

    jedfjedf1996
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  12. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Ansioso o jedf, quem poderia pensar isso dele? :pxDxD
     
  13. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    É verdade Paul Farmer, quem é que pode pensar que eu sou uma pessoa ansiosa?xD



    Passo por cá apenas para recordar que continuo à espera da resposta (supostamente da feiticeira) à pergunta que coloquei ontem.

    Boas pesquisas.

    jedfjedf1996
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  14. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Procurando... não está fácil!

    [​IMG]
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  15. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

  16. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Continua a tentar, feiticeira. Não tenhas pressa. Temos mais do que tempo.

    E que tal se alguém desse uma ajudinha à feiticeira?;) Talvez fosse boa ideia.
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  17. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Esperando a ajuda à Feiticeira.... :D:D;)
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  18. Poletita

    Poletita Utilizador habitual

    Vamos ver se consigo ajudar a feiticeira.
    Andei a pesquisar numa tese, e penso que será esta a resposta que o jedf procura:

    A prática de restauro patrimonial em Portugal foi marcada no decorrer do século
    XX pela acção da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, no âmbito da aplicação da política proteccionista do Estado Novo, de tendências claramente nacionalistas. Com a criação da DGEMN em 1929 (A Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais constituiu-se inicialmente por uma Repartição Central, da qual se encontravam dependentes duas Direcções de Edifícios Nacionais e uma direcção de Monumentos Nacionais. Até à década de 1970 suceder-se-ão vários processos de reestruturação, até à criação final das quatro Direcções dos Monumentos Nacionais – Norte, Centro, Lisboa e Sul – cuja organização se mantém até ao final do século XX.), foram postas sistematicamente em prática uma série de operações de intervenção no património construído nacional, cujo impacto viria a ser determinante na história do restauro contemporâneo português.
    Como suporte documental das intervenções encetadas no âmbito das obras públicas, a DGEMN publicou o Boletim a partir de 1935, integrado num claro propósito de propaganda sobre obras públicas, promovido pelo regime corporativista. A filosofia de intervenção da Direcção Geral, enquanto organismo extremamente activo durante o Estado Novo, assentava essencialmente nas reintegrações arquitectónicas com base na pureza e unidade estilística. A sua acção pautava-se por critérios de validação histórica, cujo objectivo se centrava na reintegração do monumento no seu traçado primitivo e supostamente original. Tendo estes princípios metodológicos como base operacional, foi pretendida uma valorização dos aspectos arquitectónicos que traduzissem os factos mais significativos da História nacional, o que imprimiu às intervenções um forte carácter patriótico. Por este meio, poder-se-á explicar o carácter privilegiado das intervenções realizadas nos monumentos do período medieval, a julgar pela sua representatividade no âmbito da formação da nacionalidade.
    As intervenções de restauro efectuadas a partir da década de 1930 foram inspiradas e fortemente motivadas por questões políticas, destinadas mormente à recuperação do património arquitectónico representativo da História e Cultura portuguesa, ao qual se pretendeu restituir o seu molde original de construção. Como mentor desta prática, destacou-se o Engenheiro Henrique Gomes da Silva – director geral da DGEMN, desde a sua fundação até 1960 –, que, na sua comunicação ao Primeiro Congresso da União
    Nacional em 1934, descreve os princípios orientadores, pelos quais se deveriam reger-se todas as intervenções no património nacional:

    “Importa restaurar e conservar, com verdadeira devoção patriótica os nossos monumentos nacionais, de modo que, quer como padrões imorredouros das glórias pátrias que a maioria deles atesta, quer como opulentos mananciais de beleza artística, eles possam influir na educação das gerações futuras, no duplo e alevantado culto de religião da Pátria e da Arte. O critério a presidir a essas delicadas obras de restauro, não poderá desviar-se do seguido com assinalado êxito, nos últimos tempos, de modo a integrar-se o monumento na sua beleza primitiva, expurgando-o de excrescências posteriores e reparando as mutilações sofridas, quer pela acção do tempo, quer por vandalismo dos homens. Serão mantidas e reparadas as construções de valor artístico existentes, nitidamente definidas dentro de um estilo qualquer, embora se encontrem ligadas a monumentos de caracteres absolutamente opostos”.


    Está correto jedf?
    Se estiver divido a nota com a feiticeira pelo esforço;):)
     
    carlos.santos1 e feiticeira1 aprovam isto.
  19. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Parabéns Poletita pelo esforço e pesquisa, agora é aguardar se a apresentação está correta.;)
     
    carlos.santos1 e feiticeira1 aprovam isto.
  20. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Boa noite a todos.
    Parece que já temos uma resposta à minha pergunta, apesar de não ser da feiticeira.

    Exatamente Poletita. Era esta mesma resposta que eu pretendia. Até tinha alguns pormenores que eu não conhecia.
    E, a teu pedido, vou dar-te 10 valores a ti e os outros 10 à feiticeira, já que o esforço dela também se fez notar apesar de não ter conseguido responder.

    Parece que a feiticeira já pode arrumar a sua biblioteca.

    Que venham mais perguntas e respostas.

    jedfjedf1996
     
    carlos.santos1 e feiticeira1 aprovam isto.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.