Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por carlos.santos1, 30 Agosto 2014.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
?

Acham o tópico interessante?

  1. Sim

    82.7%
  2. Não

    17.3%
Votos em múltiplos itens são permitidos.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Boa tarde, seus preguiçosos.
    Continuo à espera de uma resposta à pergunta que eu coloquei.
    Quem é que se atreve a responder?

    jedfjedf1996
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  2. .nina.21

    .nina.21 Guest

    Vou deixar passar esta :p
     
  3.  
    carlos.santos1 aprova isto.
  4. .nina.21

    .nina.21 Guest

    Continuo a deixar passar ;)
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  5. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Olá boa tarde a todos! Quem vai responder à questão do Jed? Será que tá assim dificil:pHaver vamos quem se vai atrever:)
    Continuação de boas respostas e perguntas;)

    Carlos Santos
     
  6. .nina.21

    .nina.21 Guest

    Só a dar um olhinho...
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  7. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Fiz uma pesquisa pois não sabia a resposta.
    Aqui fica o resultado, que me parece bastante lógico.
    jedf, não sei se está correto.:)

    Em Portugal e no Brasil é hábito chamar-se à rua mais torta, Rua Direita.

    "De qualquer modo, vale dizer que no livro dos Atos dos Apóstolos, no Novo Testamento da Bíblia Sagrada, capítulo 9, versículo 11, fala-se de uma rua com o nome supramencionado em Damasco, Síria. O que me faz suspeitar que a denominação em apreço venha desde a época do romanos.

    "Rua Direita" é uma deformação de «rua directa», que normalmente vai da igreja principal de uma localidade até à saída mais importante (embora existam variações: entre duas igrejas, entre sé e sede do governo local, entre igreja e torre de menagem). O facto de serem ruas antigas faz com que normalmente sejam bastante tortuosas, mas foram em tempos a rua mais importante, ou pelo menos uma das mais importantes, da povoação em causa."
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  8. .nina.21

    .nina.21 Guest

    Muito bem menina feiticeira, agora vamos aguardar se é a resposta certa ;)
     
    feiticeira1 e carlos.santos1 aprovam isto.
  9. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Exatamente, cara feiticeira.
    O que eu pretendia era apenas o segundo parágrafo, mas, de qualquer modo, ficamos com mais alguma informação, que é sempre bem vinda.
    Vamos ver quem se atreve a colocar a próxima pergunta.
     
  10. .nina.21

    .nina.21 Guest

    Muito bem a feiticeira acertou :) agora vamos aguardar novas perguntinhas ;)
     
    feiticeira1 e carlos.santos1 aprovam isto.
  11. loira2013

    loira2013 Mestre

    Existem dois tipos básicos: o explosivo e o não explosivo. O primeiro aparece em pontos onde se chocam as placas tectônicas (os grandes blocos que formam a crosta terrestre) - seu melhor exemplo está nos vulcões que desenham o chamado Cinturão de Fogo, em torno do oceano Pacífico. Esse tipo se caracteriza também pela lava quase sólida, além de expelir poeira e uma mistura de gases e vapor d’água. A lava desse vulcão vem das profundezas da Terra, onde a temperatura elevada derrete a rocha da crosta oceânica e faz com que ela se misture à água do mar. "A presença da água é que faz esse vulcão ser tão explosivo. Conforme a lava sobe, o vapor d’água é liberado da rocha e esbarra numa tampa formada pelo material endurecido da explosão anterior, aumentando a pressão até explodir. Ele pode ser comparado a uma garrafa de bebida gasosa", afirma Caetano Juliani, geólogo da Universidade de São Paulo (USP).
    Vulcões não explosivos, como os do Havaí, ficam bem no meio de uma placa tectônica, longe do choque entre elas. Esse tipo surge quando ocorre alguma fissura na crosta terrestre por onde a lava pode escorrer.
    Essa lava é mais líquida e incandescente. "É como se o vulcão estivesse localizado embaixo de um maçarico, que faz o material do manto derreter, o magma subir e atravessar a crosta", diz Caetano. Há ainda um outro tipo de vulcão não explosivo, que pode aparecer no fundo do mar, a grandes profundidades. Os vulcões têm reservado surpresas desagradáveis para os seres humanos. Talvez o episódio mais famoso seja o da cidade de Pompéia, na Itália. Ela foi varrida do mapa pelo Vesúvio e seus 2000 habitantes morreram sepultados por uma camada de 8 metros de cinzas no ano 79. As piores catástrofes, porém, são mais recentes. Em 1815, na Indonésia, o Tambora tirou a vida de 92000 vítimas. Em 1985, na Colômbia, o Nevado Del Ruiz matou 23000 pessoas. Embora não possua vulcões hoje, o Brasil já teve suas montanhas de fogo. Nosso vulcão mais antigo já descoberto soltava lava na Amazônia há 1,9 milhão de anos.
    Bem antes disso, há cerca de 150 milhões de anos, havia na América do Sul uma grande fissura que ia do estado do Mato Grosso até a Argentina - na região em que hoje corre o rio Paraná. Dessa enorme rachadura, escorreu uma quantidade de lava que se acumulou da cidade de Santos, SP, até a cordilheira dos Andes, na maior atividade vulcânica do planeta na época. Nesse período, a África e a América do Sul estavam se separando e, se a fissura crescesse, uma parte do território sul-americano teria ido parar do outro lado do oceano Atlântico.
    Fenômeno dupla faceExistem dois tipos de vulcão: explosivos e não explosivos
    A - Até debaixo d’água
    Os vulcões não explosivos que existem no fundo dos oceanos, apesar de pouco conhecidos, são muito comuns. Eles surgem por causa do movimento das placas tectônicas, que abre enormes fissuras na crosta terrestre
    B - Montanhas de lava
    As fissuras abrem caminho para o avanço da lava, formada por rochas derretidas pelas altas temperaturas do interior do planeta. Conforme as placas se movem, com velocidade de até 10 centímetros por ano, essa lava expelida se solidifica e forma enormes cadeias de vulcões, cerca de 2,5 quilômetros abaixo da superfície do mar
    Perigo à beira-marIncidência de vulcões concentra-se no pacífico
    Existem cerca de 1500 vulcões ativos (os triângulos vermelhos do mapa). A maioria deles se formou no encontro entre as placas tectônicas (assinaladas pelas linhas azuis) - principalmente as que circundam o oceano Pacífico. Por isso, a região é chamada de Cinturão de Fogo. Só a Indonésia tem 127 vulcões em atividade
    1 - Trombada subterrânea
    O processo de formação de um vulcão explosivo começa quando uma placa tectônica oceânica entra em choque com outra placa e é forçada a mergulhar em direção ao interior da Terra
    2 - Temperatura máxima
    Conforme a profundidade aumenta, a temperatura sobe (devido ao calor interno do planeta) até a rocha derreter. A rocha derretida vai se misturar com água e formar bolhas embaixo da terra
    3 - Passagem forçada
    Se as tais bolhas forem grandes o suficiente, podem forçar a passagem para cima através da crosta terrestre. Conforme elas sobem, vão se resfriando e liberando vapor d’água e outros gases que estavam presos na rocha
    4 - Panela de pressão
    Como o vulcão fica tampado pelo acúmulo de lava solidificada de explosões anteriores, os gases vão se acumulando. Quando a pressão se torna forte o suficiente, a tampa do vulcão rompe e ele explode
    5 - Restos da explosão
    Esse tipo de vulcão lança, em vez de lava líquida, detritos de rocha quente e poeira. É o acúmulo desse material que, aos poucos, vai formando a montanha do vulcão e sua cratera.

    Por que a palavra 'Grande' é menor do que a palavra Pequeno'??? ?

    *Mesclei os dois post's. FModeradora _-Sofiaa-_
     
    Última edição por moderador: 28 Abril 2015
  12. sissy222

    sissy222 Imperador

    Está certinha Jedfjedf. Muito completa e detalhada. :DE agora vamos de gôndola pesquisar porque a palavra pequeno é maior que a grande e repsonder à pergunta da Loira.o_O;)
     
  13. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Então que vai responder a esta grande pequena pergunta.;)
     
  14. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite a todos! Passo para cumprimentar toda a gente que por aqui passa para dar vida a este cantinho da cultura;)Um bem haja a todos:)

    Carlos Santos
     
  15. _-Sofiaa-_

    _-Sofiaa-_ Lenda-viva

    Boa noite!
    Está calminho por aqui hoje. Parece-me quer foi tudo para as trocas não é? Há que aproveitar. xD ;)
     
  16. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite a todos que por cá se juntam;) Vou tentar responder acertadamente à pergunta anterior:

    Por que a palavra 'Grande' é menor do que a palavra Pequeno'??? ?

    Penso que é por causa do nosso alfabeto que assim o exige, ou seja não é o tamnho da palavra que define o que ela representa, senão não haveria espaço para escrever universo representando o tamanho dele, precisariamos de outro universo para caber palavra e o que ela representa.

    Espero ter acertado na perguntinha, continuação de bons trabalhos por aqui.

    Carlos Santos
     
  17. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Aguardemos a autora,rsrs..
     
  18. loira2013

    loira2013 Mestre

    Bom dia carlos que seu dia seja de muitas alegrias!!! Bjus e bom jogo!!!
     
  19. Dany-X88

    Dany-X88 Viciado

    Será?
     
  20. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Boa noite.
    Enquanto esperamos que a resposta do carlos.santos seja confirmada, que tal termos outra pergunta à qual responder?

    O que é um algar?
    Boas pesquisas.

    jedfjedf1996
     
    feiticeira1 aprova isto.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.