Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por carlos.santos1, 30 Agosto 2014.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
?

Acham o tópico interessante?

  1. Sim

    82.7%
  2. Não

    17.3%
Votos em múltiplos itens são permitidos.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Existem dois tipos básicos: o explosivo e o não explosivo. O primeiro aparece em pontos onde se chocam as placas tectônicas (os grandes blocos que formam a crosta terrestre) - seu melhor exemplo está nos vulcões que desenham o chamado Cinturão de Fogo, em torno do oceano Pacífico. Esse tipo se caracteriza também pela lava quase sólida, além de expelir poeira e uma mistura de gases e vapor d’água. A lava desse vulcão vem das profundezas da Terra, onde a temperatura elevada derrete a rocha da crosta oceânica e faz com que ela se misture à água do mar. "A presença da água é que faz esse vulcão ser tão explosivo. Conforme a lava sobe, o vapor d’água é liberado da rocha e esbarra numa tampa formada pelo material endurecido da explosão anterior, aumentando a pressão até explodir. Ele pode ser comparado a uma garrafa de bebida gasosa", afirma Caetano Juliani, geólogo da Universidade de São Paulo (USP).

    Vulcões não explosivos, como os do Havaí, ficam bem no meio de uma placa tectônica, longe do choque entre elas. Esse tipo surge quando ocorre alguma fissura na crosta terrestre por onde a lava pode escorrer.
    Essa lava é mais líquida e incandescente. "É como se o vulcão estivesse localizado embaixo de um maçarico, que faz o material do manto derreter, o magma subir e atravessar a crosta", diz Caetano. Há ainda um outro tipo de vulcão não explosivo, que pode aparecer no fundo do mar, a grandes profundidades. Os vulcões têm reservado surpresas desagradáveis para os seres humanos.

    Talvez o episódio mais famoso seja o da cidade de Pompéia, na Itália. Ela foi varrida do mapa pelo Vesúvio e seus 2000 habitantes morreram sepultados por uma camada de 8 metros de cinzas no ano 79. As piores catástrofes, porém, são mais recentes. Em 1815, na Indonésia, o Tambora tirou a vida de 92000 vítimas. Em 1985, na Colômbia, o Nevado Del Ruiz matou 23000 pessoas. Embora não possua vulcões hoje, o Brasil já teve suas montanhas de fogo. Nosso vulcão mais antigo já descoberto soltava lava na Amazônia há 1,9 milhão de anos.


    Está certo Carlos?:)
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  2. sissy222

    sissy222 Imperador

    Então, onde anda o "vulcanólogo de serviço"?:pxD Se calhar foi passear com a loira para a Gronelândia.xD

    Enquanto eles não voltam a confirmar as respostas deixo aqui mais uma pergunta:

    Qual é a origem da gravata?:eek:
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  3. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Essa da gravata vou dar a chance a outro responder ;)
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  4. sissy222

    sissy222 Imperador

    Então, ainda sem respostinha? Vamos ver se o turno da noite se aplica.;)
    Fica aqui uma gravata para usarem na vossa quinta.:D

    [​IMG]
     
    carlos.santos1 e Paul Farmer aprovam isto.
  5. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Gostei da Gravata, mas e a resposta, cadê os pesquisadores de plantão??o_O
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  6. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Olá Paul! Está certissimo sim senhor;)Continuação de um bom trabalho e volta sempre;)Desejo a todos que se divirtam muito por aqui:)

    Carlos Santos
     
  7. _-Sofiaa-_

    _-Sofiaa-_ Lenda-viva

    Boa tarde!
    Que gravata Sissy! Isso só mesmo para andar por casa ou na quinta, quem sai à rua com isso? xD
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  8. Cherryroses

    Cherryroses Comissário

    ahahahahahaha,xD Gravata, serve para enforcar o marido quando fala besteira, kkkkkk
    Brincadeirinha!!!!!!:p
    [​IMG]

    Ela surgiu na França do final do século XVII. Tradicionais lançadores de modas, os franceses adaptaram uma peça do vestuário de um regimento croata, de passagem por Paris em 1668, para o uso diário nas ruas. Os croatas usavam um cachecol de linho e musselina que mantinha o pescoço fresco no verão e quente nos dias mais amenos de inverno (quando o frio se intensificava, era trocado por um modelo de lã). Na França, o adereço passou a ser fabricado em linha ou renda. Era usado com um nó no centro, como a gravata moderna, e tinha duas longas pontas soltas. A indumentária, usada tanto por homens quanto por mulheres, recebeu o nome de cravate, que significa "croata" em francês. Muito antes disso, porém, no século I a.C., os soldados romanos já usavam algo parecido: um cachecol úmido, amarrado no pescoço nos dias mais quentes. Mas, com o fim do Império Romano, esse hábito acabou caindo no esquecimento e só ressurgiu séculos mais tarde, para ganhar definitivamente as ruas.
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  9. _-Sofiaa-_

    _-Sofiaa-_ Lenda-viva

    Boa noite!
    Parece que temos uma nova aluna. x)
    Vamos aguardar e ver se a resposta está correta.
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  10. sissy222

    sissy222 Imperador

    E a aluninha Cherry :Destá aprovada Sofia. Está certinho e até teve direito a uns modelos disponíveis mais usáveis fora de casa do que o meu.;)

    Vamos lá ver quem coloca a próxima pergunta.
     
    Cherryroses e carlos.santos1 aprovam isto.
  11. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Este tópico está muito chique pelos vistos :p

    Aguardemos mais perguntas!
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  12. sissy222

    sissy222 Imperador

    Aqui fica uma mais comprida para o fim-de-semana:

    Como e quando foi construída a cidade de Veneza?:eek:

    [​IMG]
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  13. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva


    Ahhh nem professora trabalho para casa no fim de semana -.-o_O;)xD
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  14. sissy222

    sissy222 Imperador

    Eu por acaso sou dessas professoras- nao mando durante a semana, mas ao fim-de-semana gosto de dar um "bombom" para manter a mente activa.:music:
     
    carlos.santos1 e Paul Farmer aprovam isto.
  15. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Destes "bombons" eu corro xDxDxD
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  16. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Bom fim de tarde a todos quantos por aqui passam para deixar um ar das suas graças;)Continuação de um bom serão de sexta-à-noite e se divirtam muito:)

    Carlos Santos
     
  17. _-Sofiaa-_

    _-Sofiaa-_ Lenda-viva

    Boa noite a todos!
    A nossa professora Sissy podia era levar-nos a dar uma voltinha a Veneza, e depois fazia de guia turística. xD
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  18. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Ai, ai, ai, a preguicite que por aqui paira.
    Já que ninguém se atreve a responder à pergunta da sissy, eu mesmo em pessoa faço o favor de dar uma resposta completa a essa mesma pergunta.

    Como e quando foi construída a cidade de Veneza?

    Tudo começou no ano 452, quando habitantes do nordeste italiano se refugiaram nas ilhas de uma grande lagoa de água doce, à beira do Mar Adriático, para escapar das invasões bárbaras que puseram fim ao Império Romano. Nesse local, parte de uma região chamada Veneto, havia 120 ilhotas, cortadas por 177 canais, e os primeiros moradores ocuparam justamente as áreas secas, de terra firme. Quando as ilhas já estavam completamente tomadas, a cidade começou a avançar sobre as águas. Foram construídas passarelas suspensas ao lado das fachadas e 40 canais deixaram de existir, conforme os moradores foram construindo anexos às suas casas. Os aterros tornaram-se comuns, com os canais ficando cada vez mais estreitos, à medida que a cidade crescia. O crescimento desordenado em aterros revelou-se, inclusive, responsável pelo maior problema que a cidade enfrenta hoje: as enchentes.

    Essa etapa inicial de construção foi excepcionalmente lenta, devido à dificuldade em firmar fundações em solo tão instável; à escassez de materiais de construção, trazidos de longe; e à incapacidade de manter os trabalhadores fixos nas obras em circunstâncias tão desfavoráveis. No princípio, a cidade foi toda edificada em madeira, com as fundações das casas fincadas entre 2 a 5 metros de profundidade. Alguns séculos depois, as pedras passaram a ser o principal material de construção, utilizadas também, a partir do século X, para forrar as margens dos canais. Essa medida foi especialmente útil para dar maior estabilidade às fundações das casas e facilitar o embarque e o desembarque nos barcos. Até então, esse era o único meio de transporte da população e quase não havia pontes. As raras existentes eram apenas tábuas suspensas sobre pilares, unindo uma ilha à outra.

    As primeiras pontes feitas de pedra surgiram em 1170, mas até o século XIII a cidade tinha apenas 11 delas. Em 1500, entretanto, já contava com 166.Devido à sua posição geográfica estratégica, Veneza lucrou muito com o comércio entre Oriente e Ocidente, tornando-se, a partir do século XIII, a principal potência comercial da Europa. Mas, com a descoberta, por Vasco da Gama, de outra rota de navegação para as Índias, a cidade começou a perder importância e a sofrer derrotas em seguidas guerras. Em 1797, Veneza acabou sendo conquistada por Napoleão e, em 1866, passou a pertencer ao reino da Itália.
    Retratada pelo pintor suíço Joseph Heintz, a Veneza do século XVI já deixava de ser uma potência comercial para se tornar uma das maiores atrações turísticas do planeta.



    Espero que seja esta a resposta que a sissy pretende e, caso seja, espero que esteja completa.
    Resta então esperar ela confirmação da sissy e, enquanto isso, fica aqui mais uma pergunta.

    Algumas cidades em Portugal têm uma Rua Direita.

    Mas porque razão essa rua se chama Rua Direita se não é direita?o_O
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  19. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite a todos e vamos esperar se alguém responde à pergunta do Jed;)Um pouco invulgar mas...:)Haver se alguém faz um esforço e consegue desmistificar a questão;)Continuação de um bom serão.

    Carlos Santos
     
  20. _-Sofiaa-_

    _-Sofiaa-_ Lenda-viva

    Boa noite a todos!
    Sempre a aprender um pouquinho mais por aqui. :)
     
    carlos.santos1 aprova isto.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.