Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por carlos.santos1, 30 Agosto 2014.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
?

Acham o tópico interessante?

  1. Sim

    82.7%
  2. Não

    17.3%
Votos em múltiplos itens são permitidos.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Vamos ver quem é vem com perguntinhas.
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  2. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Bem, já que ninguém quer fazer a próxima pergunta, faço eu.

    O que foi o imposto do "quinto"?
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  3. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Ui quem vai responder??
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  4. Tunideo

    Tunideo Comandante

    O que foi o imposto do "quinto"?

    Durante o século 18, o Brasil Colónia pagava um alto tributo para seu colonizador, Portugal.
    O imposto cobrado pela Coroa Portuguesa sobre todo o ouro encontrado em suas colónias correspondia a 20%, ou seja, 1/5 (um quinto) do metal extraído que era registado em "certificados de recolhimento" pelas casas de fundição. Este absurdo e altíssimo imposto, foi intitulado "O Quinto".

    A reserva do "Quinto" pela coroa portuguesa era feita desde as primeiras doações das capitanias hereditárias por D. João III, em 1534. Mesmo antes do descobrimento de minas de ouro no Brasil, as "Ordenações do Reino" estabeleciam como direitos reais, entre outros, as minas de ouro e prata ou qualquer outro metal.
    Esse imposto recaía principalmente sobre a nossa produção de ouro. O "Quinto" era tão odiado pelos brasileiros, que foi apelidado de "O Quinto dos Infernos". A Coroa Portuguesa quis, em determinado momento, cobrar os "quintos atrasados" de uma única vez, no episódio que ficou marcado em nossa história como "A Derrama".
    Apesar do rigor na criação de uma estrutura administrativa e fiscal, visando sobretudo a cobrança dos quintos, o imposto já era desviado. Afonso Sardinha, em seu testamento declarou que guardava o ouro em pó em vasos de barro. Outro uso comum era o de imagens sacras ocas para esconder o ouro, daí a expressão "santo do pau oco".
    A indignação da população ocasionou uma revolta intitulada de Inconfidência Mineira (1789), liderada por Tiradentes, os inconfidentes queriam a libertação do Brasil de Portugal. O movimento foi descoberto pelo rei de Portugal e o conflito teve seu ponto culminante na prisão e no julgamento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
    De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário - IBPT, a carga tributária brasileira dos últimos anos está, em média, chegando a quase 40% do PIB, ou praticamente 2/5 (dois quintos) de nossa produção. Assim, a carga tributária que nos aflige é de praticamente o dobro daquela exigida por Portugal à época da Inconfidência Mineira, o que significa que pagamos hoje literalmente "dois quintos dos infernos".
    Você sabe exatamente, para que pagamos tanto imposto? Uma coisa eu posso lhe garantir, não é mais para envio aos colonizadores. Agora este imposto é utilizado para rechear cuecas de parlamentares, sustentar a corrupção, manter motoristas registrados no senado federal a serviço da filha do presidente da casa. O dinheiro público serve para manter o senado com uma legião de diretores que sequer comparecem frequentemente a seus gabinetes, serve para manter projetos que ao invés de dar educação e trabalho à população, lhes mantém em casa com vales gás e bolsa família. Hoje, o dinheiro arrecadado com os impostos, serve para pagar comissões, manter a festa das passagens e a farra da família do executivo.
    Agora, nosso dinheiro é realmente confiscado, pelo dobro que custava toda a Coroa Portuguesa, simplesmente para sustentar a atual "Coroa Brasileira" e seus barões, baronesas, duques, duquesas, príncipes, princesas e sanguessugas assemelhados. E pensar que Tiradentes foi enforcado por se levantar contra a METADE do que pagamos hoje; quietos e pacientes, esperando por um Brasil melhor, um país de todos.
    E nós, enquanto isso, continuamos a desfilar com aquela bolinha vermelha na ponta do nariz...

    Penso que seja a resposta à pergunta colocada pelo caro jedfjedf1996.
    Tenho Dito!!! :)
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  5. sissy222

    sissy222 Imperador

    O cantinho continua a jorrar cultura e depois do Tunideo ter dito, eu fico a aguardar a confirmação do Jedfjedf.;)
    Um bom dia a todos:D
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  6. DininhaDias

    DininhaDias Lenda-viva

    Bom dia a todos e vamos ver a resposta do tunideo se está mesmo correta.
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  7. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Antes de mais, boa noite a todos.
    Decidi passar por cá para ver se alguém já tinha respondido à minha pergunta e, mais uma vez, o caro Tunideo esmerou-se na resposta.

    A resposta não podia estar mais correta e completa, caro Tunideo. Aliás, até tem mais informação do que a que necessária para responder à pergunta que eu coloquei (a parte a negrito e sublinhado - não era necessária para responder à pergunta, mas obrigado à mesma por ter colocado essa informação).

    Vamos ver quem se atreve a fazer a próxima pergunta.

    jedfjedf1996
     
    sissy222 e Tunideo aprovam isto.
  8. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Boa noite,aguardemos quem nos venha desafiar...
     
  9. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite a todos e parabéns pelas participações no tópico;)Fico contente pela movimentação que tenho notado por aqui e também nas visualizações que tenho verificado...um especial agradecimento a todos:)

    Vou postar uma perguntita:p

    Carlos Santos
    Como o polvo produz tinta?
     
    sissy222 aprova isto.
  10. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Eh eh esta eu sei,nem preciso pesquizar,mas vou deixar para que venham e se mais tarde não tiver aqui,então coloco a resposta direitinha.
     
    sissy222 aprova isto.
  11. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Aqui está o resultado da pesquisa. Espero que esteja correta.


    CORTINA ESCURA
    A tinta serve para confundir predadores. O polvo dosa a quantidade ejetada pro caso de se meter em mais de uma confusão por dia. Um animal pequeno, de cerca de 20 cm, armazena cerca de 1 ml de tinta enquanto um polvo grande, com mais de 2 m, produz cerca de 20 ml, quantidade suficiente para criar uma nuvem escura na água.

    FUGA A JATO
    Para escapar do perigo, entra em ação o sifão, músculo interno em forma de funil. Quando sente a ameaça, o animal escolhe uma rota para escapar. Depois, o sifão suga água do mar para dentro do polvo e a expulsa com força, dando um impulso para a fuga. Dependendo do perigo, ele libera tinta com o esguicho para confundir o predador.

    COR BRUTA
    A produção rola na glândula de tinta e o armazenamento no saco. A matéria-prima da tinta é a melanina, mesmo pigmento que dá cor à nossa pele. A diferença é que ela fica bastante concentrada (conferindo cor preta ou marrom-escura). O líquido escuro fica reservado para emergências.

    SUAVE VENENO
    Além da melanina, que escurece a água, a tinta também contém tirosinase, lisina e ácido aspártico, enzimas que irritam e atordoam os predadores. Após esvaziar o saco, ele começa a sintetizar novamente a substância e o enche em algumas horas - no máximo um dia depois
    Algumas espécies de polvo confundem os predadores mudando de cor. Além da camuflagem, isso também avisa outros da espécie sobre o perigo de ataque.

    [​IMG]
     
    carlos.santos1, sissy222 e .nina.21 aprovam isto.
  12. .nina.21

    .nina.21 Guest

    Passando só para desejar uma boa noite!
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  13. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa tarde e uma muito boa noite a todos;)Venho dar como correta a resposta dada pela nossa amiga Feiticeira:)Por isso nada de correr atrás dos polvos...correis o risco de ficarem manchadosxD

    Carlos Santos
     
    sissy222 e feiticeira1 aprovam isto.
  14. _-Sofiaa-_

    _-Sofiaa-_ Lenda-viva

    Boa tarde a todos!
    Boas aulinhas por aqui!
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  15. sissy222

    sissy222 Imperador

    E cá fica mais um perguntinha rapidinha de responder:

    O que significa "Alcácer"?:eek:
     
    carlos.santos1 e feiticeira1 aprovam isto.
  16. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

    Quem irá desvendar essa curiosa perguntinha? :eek:
     
    carlos.santos1 e feiticeira1 aprovam isto.
  17. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Alcácer é uma pequena vila fortificada. Este nome tem origem árabe.

    Não sei se respondi corretamente. A resposta foi rápida e curta. Não sei se era isto que pretendias sissy.:)
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  18. _-Sofiaa-_

    _-Sofiaa-_ Lenda-viva

    Boa tarde a todos!
    Vamos ver se a aluna Feiticeira acertou. x)
     
    feiticeira1 e carlos.santos1 aprovam isto.
  19. Tunideo

    Tunideo Comandante

    O que significa "Alcácer"?

    Segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss, um alcácer é uma fortaleza, castelo, palácio fortificado, de origem moura, geralmente residência de governador, alcaide, casteleiro ou mesmo de rei e, por extensão de sentido, qualquer palácio ou moradia imponente, suntuosa.
    Quanto à sua etimologia trata-se de um arabismo, ou seja, uma palavra de origem árabe.
    Registe-se ainda que este étimo está relacionado com o latim castra, palavra transmitida pelo grego (kástra). Sobre a forma Alcácer, incluída no topónimo português Alcácer do Sal, refira-se que tem a mesma origem que alcácer e, historicamente, o mesmo significado, encontrando-se atestada desde o século XII.

    Resposta um pouco mais longa, mas espero que não seja muita palha e que esteja do agrado da sissy222

    Tenho dito.
     
    feiticeira1 e carlos.santos1 aprovam isto.
  20. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

    Opa mais um aluno(a) mais aplicado(a) respondeu nossa curiosa perguntinha ...vamos aguardar a resposta da sissy222
     
    carlos.santos1 aprova isto.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.