Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por carlos.santos1, 30 Agosto 2014.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
?

Acham o tópico interessante?

  1. Sim

    82.7%
  2. Não

    17.3%
Votos em múltiplos itens são permitidos.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Bom fim de dia a todos estes amigalhaços que por aqui passeiam;)Vou postar mais uma questão sobre o carnavalito:)

    Carlos Santos
    De onde surgiram as escolas de samba, como as que vemos na TV?
     
    sissy222 aprova isto.
  2. _-Sofiaa-_

    _-Sofiaa-_ Lenda-viva

    Boa Noite!
    Li agora a resposta da outra pergunta. Bem não queria nada participar nesse mela-mela, só me lembra as praxes. x) Que sujeira!
    Vamos aguardar que alguém responda à pergunta feita pela Carlos.
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  3. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Sim Sofia é uma sujeira e tanto...mas tem uma parte que nem é mau...mas;) Continuação de bom trabalhito para ti:)

    Carlos Santos
     
    Última edição: 11 Fevereiro 2015
    sissy222 aprova isto.
  4. .nina.21

    .nina.21 Guest

    Boa noite a todos, aguardamos respostas ;)
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  5. sissy222

    sissy222 Imperador


    Pois está certíssimo e também não me atrai esse género de festividade...nem as praxes. Penso que toda a celebração é mais animada se todos os envolvidos se divertirem, em vez de apenas uma parte, e a verdade é que quem sofre esses "ataques" nem sempre acha graça aos mesmos. Há tanta coisa que se pode fazer para todos se divertirem que não vejo o sentido de uns se divertirem e os outros não.
    Bom carnaval e todos e fico a aguardar a resposta à tua perguntinha.;):)
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  6. _-Sofiaa-_

    _-Sofiaa-_ Lenda-viva

    Boa Tarde!
    Então Sissy hoje não vai responder à perguntinha? x)
    Está de folga, faz bem. :)
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  7. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Bom resto de dia para todos quantos por aqui pôe os "pés";)Visto ninguém ter respondido a questão...deduzo que haja dúvidas na resposta e por isso me antecipo:)
    De onde surgiram as escolas de samba, como as que vemos na TV?

    Na maior parte das vezes, as escolas de samba surgiram (e ainda surgem) da evolução de um bloco carnavalesco - em geral, de um bloco de enredo, ou da união de város blocos. Há casos de criação direta de uma escola ou da criação de uma a partir de outro tipo de agremiação (a Unidos de Vila Isabel, do Rio de Janeiro, por exemplo, surgiu de um clube de futebol).

    [​IMG]

    Carlos Santos
     
    sissy222 aprova isto.
  8. Dany-X88

    Dany-X88 Viciado

    Interessante, deviam desfilar com bolas de futebol, por que tem cada fantasia feia, kkk
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  9. sissy222

    sissy222 Imperador

    Desta vez estou de folga mesmo. Vou fazer uma pausa de uns dias de carnaval para passar tempo com a familia e fazer pausa no jogo.
    Aliás também tenho de dar a oportunidade a alguém fazer e responder perguntas, certo?;)
    É verdade que quem acabou a responder foi o próprio Carlos, mas não era essa a intenção.;)
    Bom Carnaval a todos:D
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  10. .nina.21

    .nina.21 Guest

    Aguardamos mais perguntinhas e já agora bom carnaval sissy ;).
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  11. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite e bom fim de semana;)Sissy tens carta verde para a tal pausa do carnaval...:)Tem então um magnifico fim de semana juntos dos teus queridos, são os meus votos e concerteza de toda a equipe;)Te esperamos de braços abertos.

    Vou deixar mais uma questão:

    Carlos Santos
    O que vem a ser um bloco carnavalesco?
     
  12. tmss-13

    tmss-13 Guest

    No Brasil, bloco carnavalesco é um termo genérico usado para definir diversos tipos de manifestações carnavalescas populares. Designa um conjunto de pessoas que desfilam no Carnaval, de forma semi-organizada, muitas vezes trajando uma mesma fantasia, ou vestidas do modo que mais lhe agradar. Geralmente constituem uma agremiação.
    Ao longo do tempo, diversos grupos carnavalescos já foram genericamente chamados de blocos, havendo atualmente blocos que são mais parecidos com escolas de samba, outros mais parecidos com os antigos cordões, e outros de diversos tipos.
    O termo é análogo a "comparsa" em espanhol, sendo que na Argentina as escolas de samba também são entendidas como um dos tipos de comparsas.
    Em 2012, surgiu uma intensa rivalidade entre dois ditos "superblocos" do país: O Cordão da Bola Preta, do Rio; e o Galo da Madrugada, de Recife. A questão envolve o tamanho dos blocos e uma disputa controversa. De um lado, os organizadores e admiradores do bloco pernambucano afirmam ser, este, o "maior bloco de carnaval do mundo", por ter entrado para o Guinness World Records em 1995. Do outro, os organizadores do bloco carioca afirmam que o Cordão da Bola Preta supera o Galo da Madrugada em tamanho, embora as estimativas de público do bloco carioca ainda não tenham figurado no Livro dos Records.
    Desde meados do século XIX as ruas da cidade do Rio de Janeiro eram invadidas, nos dias de carnaval, por grupos de pessoas dispostas a se divertir.
    Os primeiros registros de blocos licenciados pela polícia no Rio de Janeiro, datam de 1889: Grupo Carnavalesco São Cristóvão, Bumba meu Boi, Estrela da Mocidade, Corações de Ouro, Recreio dos Inocentes, Um Grupo de Máscaras, Novo Clube Terpsícoro, Guarani,Piratas do Amor, Bondengó, Zé Pereira, Lanceiros, Guaranis da Cidade Nova, Prazer da Providência, Teimosos do Catete,Prazer do Livramento, Filhos de Satã e Crianças de Família (Rua Paulino Figueiredo).
    Segundo Felipe Ferreira, em O livro de ouro do carnaval brasileiro (2005), no início do século XX não havia grandes distinções entre os vários tipos de brincadeiras que ocupavam a cidade e que podiam ser chamadas indistintamente de ranchos, cordões, grupos, sociedades ou blocos, entre outras denominações genéricas. De acordo com o autor, durante a década de 1920 a intelectualidade brasileira volta-se para as questões ligadas à identidade nacional destacando a importância da festa carnavalesca carioca que passa ser vista como uma espécie de "resumo" da diversidade cultural brasileira. Organizar a "confusão" carnavalesca passa a ser um dos objetivos da elite cultural que, com ajuda da imprensa, começa a definir as diferentes categorias da folia numa escala que iria das sofisticadas sociedades carnavalescas – ou grandes sociedades – até os temidos cordões.
    Dentro dessa nova organização, os grupos do carnaval chamado de popular (ou Pequeno Carnaval) podiam ser classificados como ranchos (considerados como mais sociáveis), blocos ou cordões (vistos como o carnaval descontrolado). Nelson da Nóbrega Fernandes afirma que os cordões cariocas sofreram um processo de "satanização" daí passaram a denominar-se como blocos ou transformarem-se em ranchos. no entanto, havia diferenças conceituais importantes entre ranchos e cordões, tendo o primeiro um cortejo mais focado no elemento teatral, com forte presença de instrumentos de sopro e no canto, enquanto os cordões davam ênfase à percussão e em geral não possuíam outros instrumentos musicais.
    A classificação dos blocos situava-se, portanto, a meio caminho entre os louváveis ranchos e os frequentemente condenados cordões. Essa característica ambivalente faria dos blocos a inspiração para as os grupos de samba que buscariam a aceitação da sociedade no final da década de 1920 e que passariam a ser denominados de escolas de samba a partir da década de 1930.
    A partir daí, em dado momento, a partir do crescimento das escolas de samba, a história dos blocos carnavalescos que utilizavam o samba como ritmo condutor passa a ser intimamente ligada à história dessas agremiações. O conceito de "bloco de enredo" surgiu no Rio de Janeiro, sem uma data precisa.
    [​IMG][​IMG][​IMG]
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  13. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite e parabéns Teresa pela excelente descrição da pergunta anterior;)Bom fim de semana e um bom trabalho nas moderações, um abraço grande:)

    Votos de um excelente serão...e aproveitem para namorar quem pode:inlove:

    Carlos Santos
     
    tmss-13 aprova isto.
  14. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Boa noite e obrigado ,igualmente.;)
     
  15. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite a todos;)Como já tivemos umas "mini-férias" por aqui...vou postar uma perguntinha relativamente "simples" para não stressar a malta:p

    Carlos Santos
    Como sobreviver perdido na selva?

     
  16. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Bom pesquizei e espero que esteja correto,rsrs


    Esse é o tipo de situação que a gente espera que nunca aconteça. Porém, se um dia você se perder no meio do mato - seja porque escapou de um acidente aéreo ou se extraviou do grupo durante um passeio -, a primeira recomendação é óbvia: não entre em pânico. "Se isso acontecer, suas chances de sobrevivência serão praticamente nulas", diz o tenente-coronel da reserva Luiz Fernando Pissolatti, que serviu três anos no 3º Comando de Fronteira do Amapá, na Amazônia. Além disso, evite sair perambulando feito barata tonta. Se até os mateiros mais experientes têm dificuldade para se orientar numa floresta, imagine você. Em vez de andar à toa, sente-se e tente descansar - concentrando sua atenção em como procurar alimento e água potável . "Com calma e atenção, você deve preservar sua capacidade de reagir. A selva não pertence ao mais forte, mas ao mais inteligente", afirma Luiz Fernando.
    Olhe para os lados e veja se descobre onde está, por onde veio e para onde quer ir. Se tiver uma bússola e um mapa da região, grande parte de seus problemas de orientação estarão resolvidos. Se não, você poderá começar a se deslocar em busca de ajuda, desde que tome as devidas precauções descritas aqui. Nunca ande à noite, mesmo que tenha uma lanterna e consiga enxergar alguma coisa, porque a maioria dos predadores tem hábitos noturnos.
    Cuidados com o corpo
    É essencial manter-se fisicamente íntegro. Por isso, cuide bem de qualquer arranhão, queimadura ou picada de inseto para evitar infecções. Mantenha os hábitos de higiene, se possível tomando banho todos os dias. Se não der, mantenha pelo menos mãos, rosto, axilas, virilhas e pés limpos. Lembre-se de que, na selva, você precisará muito de seus pés: todo cuidado com eles é pouco.
    Abrigo e fogueira
    Procure uma clareira para montar uma cabana rudimentar. Troncos e galhos podem ser usados para o teto e a estrutura de suporte. A amarração deve ser feita com cipós ou cascas de árvore. Palha ou folhas de palmeiras podem ser usadas na cobertura. Para ter um pouco de conforto, improvise uma cama, suspensa a alguns centímetros do chão, com varas e palha. Cave um buraco e faça uma fogueira para manter os animais a distância - mas não se esqueça de apagá-la depois, para não provocar incêndios.
    Orientação
    É dureza se orientar na mata. No caso de uma floresta equatorial, como a Amazônica, a densidade da vegetação só permitirá que você veja 10 a 30 metros à frente. As copas fechadas das árvores muitas vezes não deixam ver nem o céu. Uma dica é cortar sempre os galhos por onde se passa para marcar o caminho. Outra orientação é seguir cursos d’água, porque eles sempre vão dar num rio maior. Mas, atenção: se estiver na Amazônia, evite entrar na água, para não ser pego de surpresa por um jacaré ou uma cobra...
    Alimentos
    Não existe uma forma 100% segura de saber se uma planta é ou não venenosa. Mas dá para ficar atento a alguns detalhes. Por exemplo: frutos comidos por animais são confiáveis. Se você não reconhecer uma planta, use os brotos subterrâneos, que são mais tenros e saborosos. Não consuma vegetais que tenham pêlos, gosto amargo ou seiva leitosa. Para eliminar o teor tóxico dos vegetais, ferva-os por cinco minutos, trocando a água duas ou três vezes.
    Água
    Encontrar água para beber deve ser sua primeira preocupação. Existem várias formas de obtê-la. A mais indicada é aproveitar a água da chuva que escorre por galhos ou troncos, usando uma folha para dirigi-la até a boca. Toda a água da floresta é, a princípio, potável, mesmo que seja escura. Mas, se tiver dúvidas, ferva-a por cinco minutos antes de bebê-la. Se precisar filtrar, improvise um coador com peças de roupa.
    Animais
    Para evitar encontros indesejados, olhe bem por onde anda e nunca meta a mão em buracos. Ande sempre com uma vara, cutucando galhos e árvores. O barulho espanta os animais e a vara serve como defesa. Atenção para o lugar onde vai sentar, evitando toras e árvores caídas, esconderijo predileto de serpentes e escorpiões. Sempre sacuda sapatos e roupas antes de vesti-los. Isso pode livrá-lo de uma picada de aranha ou escorpião. Use suas roupas para se proteger dos insetos, especialmente no final do dia, quando estão mais ativos. Evite coçar as picadas, para que não inflamem.
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  17. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Certinho e direitinho Teresa:)É isso mesmo, aqui ficam as recomendações para quem tenha a infelicidade de se perder ou sofrer qualquer acidente e se veja no meio de uma floresta densa:(

    Continuação de uma boa noite e venha mais umas questões;)

    Carlos Santos
     
    tmss-13 aprova isto.
  18. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Obrigado carlos,sempre ficamos a saber umas coisinhas.
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  19. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite e um bom serão;) Vou deixar uma pergunta curiosa:)

    Carlos Santos
    As mulheres mais poderosas da história
     
  20. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Acho que vou deixar esta resposta para as meninas.
     
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.