Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por carlos.santos1, 30 Agosto 2014.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
?

Acham o tópico interessante?

  1. Sim

    82.7%
  2. Não

    17.3%
Votos em múltiplos itens são permitidos.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva



    E eu a pensar que já tinha visto de tudo. Aqui está a prova de que eu estava completamente enganado.
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  2. _-Sofiaa-_

    _-Sofiaa-_ Lenda-viva

    Boa Noite!
    Verdade Jed. E parece que afinal já se candidataram muitos animais. x)
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  3. sissy222

    sissy222 Imperador

    Está certinho e é só para ver que quando pensamos que já vimos tudo...podemos estar errados;)

    Venham de lá mais perguntinhas.
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  4. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

    Quem fará a nova perguntinha ?
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  5. sissy222

    sissy222 Imperador

    Já que o pessoal está pouco virado para as perguntas, vejamos se funcionam mais ativamente nas respostas.
    E em época carnavalesca que se aproxima vem à cabeça:

    Como surgiram os confetes (papelinhos) e serpentinas?o_O

    [​IMG]

    Vamos lá ver se conseguem descobrir.​
     
    feiticeira1 e carlos.santos1 aprovam isto.
  6. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Muitas das tradições que integram atualmente o Carnaval brasileiro foram importadas da Europa. Algumas delas começaram no Carnaval de Paris, caracterizado por bailes de máscaras realizados dentro de teatros, e que foi um dos mais importantes do mundo durante séculos. Outras vieram do Carnaval de Nice, também na França, que tem seus primeiros relatos históricos datados de 1294.
    Foi na cidade da Côte d’Azur, hoje destino de milhares de foliões durante o Carnaval, que surgiu o confete — aqueles pedacinhos de papel coloridos que as pessoas jogam umas sobre as outras. Essa “arma” da folia carnavalesca já era usada na metade do século XIX nos bailes de máscaras em vários países da Europa e chegou ao Brasil um pouco mais tarde, por volta da década de 1890. No Rio de Janeiro, as batalhas de confete aconteciam durante os corsos — desfiles de carros decorados das famílias mais abastadas, também importados da tradição européia.
    Na época, o confete e o corso foram vistos pela imprensa como “símbolos de civilização”, já que as brincadeiras dos primórdios do Carnaval brasileiro foram inspiradas no entrudo português. Aos poucos, a folia e as brincadeiras foram se sofisticando, e os itens sendo substituídos por limões de cheiro, talco e farinha.
    Também da Europa veio a serpentina, inventada em 1892 por um funcionário dos telégrafos que trabalhava no correio parisiense. Para fazer as fitas, ele utilizou tiras de papel para Código Morse que estavam no final das bobinas e que, portanto, eram inutilizáveis e iriam para o lixo.
    Os registros históricos dão conta de que as serpentinas foram utilizadas pela primeira vez no Carnaval de Paris e logo ganharam grande popularidade. No início, sua fabricação era feita por meio de uma máquina especial que cortava cartazes velhos em tiras de papel de um centímetro de largura por 5 a 20 metros de comprimento.
    No Carnaval, os parisienses jogavam os rolos pelas janelas do alto dos prédios e das calçadas sobre as árvores, deixando a paisagem multicolorida. Assim, com o confete, a serpentina acabou formando uma dupla quase que inseparável.
    Entretanto, na década de 1890, as autoridades proibiram o uso de rolos de serpentina durante a folia sob o pretexto que a sua retirada das árvores, realizada com ganchos de ferro, era cara e danificava a vegetação. Mesmo assim, um jornalista de Paris relatou, em 1902, que alguns fãs da brincadeira ignoravam a proibição. Os agentes de polícia, então, davam um prazo de 24 horas para que os infratores retirassem as serpentinas que haviam jogado sem que fossem punidos. De 1919 a 1921, 1923 a 1932 e várias vezes depois, o uso da serpentina e do confete foi proibido em Paris.
     
  7. sissy222

    sissy222 Imperador


    Muito bem e rápido Paul!!! Que eficiência!!!:D:D:D
    Vamos ter de elaborar mais perguntas carnavalescas. Quem se lembra de uma?
     
  8. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Obrigado, realmente esta foi rápida, quem postar a próxima pergunta deixaremos para os jogadores responderem.;)
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  9. titafcp

    titafcp Barão

    Como se chama o segundo album dos one diretion?
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  10. DininhaDias

    DininhaDias Lenda-viva

    Bom dia!
    Esta questão é bem simples, então vou eu mesmo responder:


    O segundo álbum de estúdio da banda, Take Me Home, foi lançado em Novembro de 2010.

    Estou certa?
     
  11. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite a toda esta boa gente que por aqui vai passando e trabalhando;)Como disse a sissy vou também postar uma pergunta sobre o carnaval:)

    Carlos Santos
    Afinal de contas, quem inventou esse tal de carnaval?
     
    feiticeira1 aprova isto.
  12. Dany-X88

    Dany-X88 Viciado

    Seja lá quem foi nem quero saber... não pulo carnaval, kkk tenho medo do mela-mela.
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  13. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Medrosa...;)
     
  14. Dany-X88

    Dany-X88 Viciado

    :oops:
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  15. sissy222

    sissy222 Imperador

    Ai querida Dani, essa quase dá uma nova pesquisa pois quem será esse mela-mela tão assustador???o_O:wuerg:

    E aqui fica o que consegui apurar para tua perguntinha Carlos:
    O Carnaval é uma festa que é marcada pelo "adeus a carne" que a partir dela se fazia um grande período de abstinência e jejum, como o seu próprio nome em latim "carnis levale" o indica . Para a sua preparação havia uma grande concentração de festejos populares. Cada lugar e região brincava a seu modo, geralmente de uma forma propositadamente extravagante, de acordo com seus costumes.

    Pensa-se que terá tido a sua origem no Egipto, nas celebrações à deusa Isis e o touro Ápis, no Egito, e à deusa Herta, dos teutônicos, passando pelos rituais dionisíacos gregos e pelos festejos bem ..."liberais" dedicados ao Deus Baco e outros Deuses adorados pelos romanos. No século VI, a Igreja adotou essas festas para "domesticá-las". Juntou todas na véspera da Quaresma – como uma compensação pela a abstinência que antecede a Páscoa. O Carnaval, então, espalhou-se pelo mundo. Desembarcou no Brasil no século XVII. Aqui, virou um dos maiores espetáculos do mundo.
    Assumindo o controle da coisa, a Igreja fez o que pode para depurar a permissividade.na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C, através da qual os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C.. antes da Quaresma.

    A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "Carnaval" está, desse modo, também relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "Carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.

    Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-Feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-Feira Gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras). O termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.
    O Carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias nas ruas, praças e casas da Antiga Roma, de 17 a 23 de dezembro. Todas as actividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que quisessem e as restrições morais eram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas (Saturnalicius princeps) e as tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do deus Saturno eram retiradas, como se a cidade o convidasse para participar da folia.

    No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.

    Sobre a origem da palavra, não há unanimidade entre os estudiosos. Há quem defenda que a palavra Carnaval deriva de carne vale (adeus carne!) ou de carne levamen (supressão da carne). Esta interpretação da origem etimológica da palavra leva-nos, indubitavelmente, para o início do período da Quaresma, uma pausa de 40 dias nos excessos cometidos durante o ano, excessos esses que incluem, segundo a religião católica, a alimentação. Assim, a Quaresma era, na sua origem, não apenas um período de reflexão espiritual como também uma época de privação de certos alimentos como a carne.

    [​IMG]

    Como se pode ler, as origens do Carnaval são mais ou menos definidas, mas a origem do nome varia um pouco, embora tudo vá dar ao mesmo- depois da privaçãoe contenção...vem o Carnaval para libertação total!!!
    Bom Carnaval a todos;)xD


    E agora fica aqui a perguntinha gerada pela Dani:

    Afinal o que é o Mela-mela carnavalesco?o_O
     
    Última edição: 10 Fevereiro 2015
    feiticeira1 e carlos.santos1 aprovam isto.
  16. DininhaDias

    DininhaDias Lenda-viva

    Muito boa resposta sissy!

    Agora esse mela-mela aí eu nem tenho ideia, será que causa arrepios mesmo?
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  17. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Quem se atreve a responder a esta pergunta?
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  18. _-Sofiaa-_

    _-Sofiaa-_ Lenda-viva

    Boa Tarde!
    Eu não me vou atrever, não faço a mínima ideia do que será esse mela-mela.. Coisa estranha..
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  19. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Olá a todos;)Seja boa tarde ou boa noite para cada amigo que por aqui vai passando:)Vou responder a questão da amiga sissy;)

    Carlos Santos
    Afinal o que é o Mela-mela carnavalesco?

    Em algumas cidades do Nordeste o carnaval é marcado por um ritual controverso, que é adorado por uns e odiado por outros.
    O chamado mela-mela consiste numa verdadeira disputa de sujeira, onde os foliões atiram farinha, ovo, e em alguns lugares até mesmo lama uns nos outros e em qualquer pessoa que tenha o azar de estar passando pelo local da brincadeira.
    Mas, como surgiu essa comemoração?
    Historicamente o mela-mela teve origem junto com o próprio carnaval, que no Brasil era chamado de entrudo. O entrudo se caracterizava pela disputa entre os participantes, que atingiam seus "inimigos" com farinha e uma mistura de água e limão.
    Em alguns lugares essa disputa foi substituída pelas guerras de confete e serpentina, mas em outros ela simplesmente foi sendo adaptada até se tornar o que é hoje.
    Segundo alguns historiadores, a verdadeira origem do mela-mela remonta aos tradicionais bailes de carnaval do século passado, onde antes do baile os foliões desfilavam em carro aberto e muitas pessoas assistiam esse desfile das janelas de suas casas.
    Foi então que aqueles que não tinham dinheiro para participar dos elegantes festejos, passaram a acompanhar os desfiles, jogando água, farinha e ovos tanto nos passageiros dos carros como nas pessoas que assistiam das janelas, que passaram a revidar o ataque. Surgia assim o famigerado mela-mela.
    Em alguns lugares a brincadeira acabou assumindo aspectos violentos, chegando a ser mesmo proibida pela polícia.
    Aqui no Nordeste, no entanto, a brincadeira cresceu e se popularizou, segundo registros, principalmente pelo fato de ser uma região mais pobre que o eixo Sul/Sudeste, onde os bailes e desfiles ganharam mais espaço.
    Nos dias de hoje, várias cidades têm o mela-mela como uma das grandes atrações do carnaval, como é o caso de Aracati e Fortaleza.
    Uma das cidades onde esse tipo de comemoração mais cresceu, tornando-se um dos carros-chefes do carnaval, foi Macau, onde poucos conseguem escapar da "sujeira" carnavalesca.
     
    sissy222 e feiticeira1 aprovam isto.
  20. .nina.21

    .nina.21 Guest

    Muito bem carlos, agora vamos ver quem coloca mais uma perguntinha :p
     
    carlos.santos1 aprova isto.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.