Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por carlos.santos1, 30 Agosto 2014.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
?

Acham o tópico interessante?

  1. Sim

    82.7%
  2. Não

    17.3%
Votos em múltiplos itens são permitidos.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Mais uma vez agradeço à Sissy e ao Carlos por contribuírem com este espaço sempre que podem.
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  2. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite a todos e mais algúns que por aqui passam;)Estou quase a ter de sair...depois vos conto a razão de uma semana de quase abstinência ao pc:(Vou tentar responder a pergunda da querida sissy:)

    Como surgiram os elevadores?

    [​IMG]
    Acredita-se que as grandes pirâmides do Egito tenham sido erguidas com a ajuda de guindastes primitivos baseados em cordas e apoios. O grego Arquimedes desenvolveu vários sistemas de polias e roldanas para erguer cargas, que os romanos aperfeiçoaram. Mas foi só depois da Revolução Industrial, no século XIX, que a máquina a vapor possibilitou a construção de elevadores fixos para transportar materiais e, principalmente, pessoas. O primeiro sistema de segurança que impede a queda do elevador em caso de rompimento das cordas foi criado em 1852 pelo americano Elisha Grave Otis (1811-1861). Era baseado em trilhos serrilhados que prendiam a plataforma se ela perdesse sustentação.
    "Isso permitiu o transporte de seres humanos e tornou possível a verticalização das cidades, pois sem elevadores não poderia haver grandes edifícios", diz o engenheiro Antonio Thomazini, da Otis, empresa fundada por Elisha. De lá para cá, foram sendo inventados sucessivos sistemas de motores, controle e segurança que fizeram do elevador o meio de transporte mais seguro do mundo.

    Marcha para o alto

    Quatro momentos na evolução dos levadores

    100 a.C. MOINHO HUMANO
    Um alto-relevo encontrado em uma tumba romana traz a mais antiga imagem de um guindaste movido a "moinho humano" que se conhece. Ele tinha um sistema de polias operado por cinco trabalhadores
    1853 SUBIDA A VAPOR
    Os primeiros elevadores da era industrial eram movidos por máquinas a vapor e seus cabos se enrolavam em grandes tambores. A abertura e o fechamento das portas era manual e o controle por válvulas exigia um operador treinado
    1932 ARRANHA-CÉUS
    Os 67 elevadores instalados no Empire State Building, em Nova York - então o mais alto edifício do mundo -, empregavam basicamente o mesmo modelo usado até hoje. Um motor elétrico, situado numa casa de máquinas em cima ou embaixo do fosso, movimenta o elevador e um contrapeso. Todo o sistema é automatizado, bastando apertar um botão
    2000 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
    Os mais modernos elevadores de hoje atingem velocidades de até 15 metros por segundo, com cintas flexíveis no lugar dos cabos de aço, empregando programas de inteligência artificial para lidar com grandes fluxos de pessoas. Os motores, além de serem menores e dispensarem a antiga casa de máquinas, aceleram e desaceleram gradativamente, sem solavancos
    Em Nova York, no ano de 1854, o inventor Elisha Grave Otis manda cortar as cordas da plataforma para demonstrar o sistema de segurança que tornou possíveis os elevadores

    Penso que será esta a resposta pretendida pela sissy;)
    Antes de sair ainda deixo uma perguntinha curiosa:)
    Carlos Santos

    Porque os cães enterram ossos?
     
    sissy222 e feiticeira1 aprovam isto.
  3. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Boa noite Carlos e a todos, como não sabia a resposta fui pesquisar.

    "É um comportamento que eles parecem ter herdado de seus ancestrais, os lobos - que, por uma questão de sobrevivência, enterravam o que sobrava das presas abatidas como prevenção contra a escassez de caça. Essa estratégia, no entanto, está se tornando cada vez mais rara, segundo a veterinária Hanne Lore Fuchs, presidente da Associação Brasileira de Zooterapia, em São Paulo. "O osso já não faz parte da alimentação dos cães, que geralmente comem apenas ração. Além disso, os ossos artificiais, produzidos com couro trançado, não resistem muito tempo debaixo da terra, enquanto o osso natural não é aconselhável, pois pode machucar a garganta", diz Hanne. Apesar disso, alguns cães ainda podem ser observados enterrando objetos - o que demonstra que se trata de um comportamento herdado geneticamente, que já não traz mais nenhuma vantagem para um animal doméstico."
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  4. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Sobrevivência, os animais são muito inteligentes!
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  5. sissy222

    sissy222 Imperador

    Está certinha Carlos. E uma bela invenção foi.
    Eu só não gosto daqueles elevadores constituídos por cabines que sobem e descem em permanência e que o pessoal tem de subir e descer "em andamento". O meu cérebro parece que bloqueia e tem imensa dificuldade em entrar e sair deles.o_O Sou mesmo uma atrapalhadinha.:p
    Para quem não conhece são cabines de elevador para uma ou duas pessoas que estão sempre em movimento (lento) e as pessoas entram e saem em andamento. Em geral tem lado a lado cabines que só sobem e cabines que só descem. Isto em edificios com muito movimento entre pisos (escritórios e assim) evita que se perca muito tempo à espera de elevadores normais. (prático, mas não gostei)
    Acho que a resposta da Feiticeirinha à tua pergunta também estará certinha, mas tu o confirmarás.;)
     
    Última edição: 12 Janeiro 2015
    carlos.santos1 e feiticeira1 aprovam isto.
  6. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Bom Dia e Boas pesquisas e aguardemos confirmações também.
     
  7. .vitormartins.

    .vitormartins. Coronel

    Origem do Elevador
    O princípio de uma plataforma suspensa dentro de uma cabina vertical para o transporte de pessoas ou materiais pesados foi descrito pela primeira vez pelo arquiteto romano Vitruvius, no século I a.C.

    A elevação era obtida utilizando-se um contrapeso, que subia e descia sob o controlo de uma roldana movida por uma manivela do lado de fora da plataforma.

    É provável que esses elevadores tenham sido utilizados nas casas romanas com vários andares, onde teriam sido operados por escravos.

    O primeiro elevador conhecido foi o que o rei Luís XV mandou instalar, em 1743, no Palácio de Versalhes.

    Ligava os seus aposentos ao de sua amante, madame de Châteauroux, no andar de baixo.

    Não se sabe o nome do inglês que, em 1800, pensou em utilizar um motor a vapor para mover os elevadores.

    Este motor era instalado no teto e controlava o enrolar e desenrolar do cabo ao redor de um cilindro.

    Em 1851, o americano Elisha Graves Otis (1811-61) inventou um sistema de segurança que impedia que o cabo balançasse, prendendo-o num trilho e bloqueando-o com uma série de garras.

    Isso permitia o uso do equipamento também por pessoas. Para mostrar a eficiência de sua invenção, em 1854, ele mandou cortar o cabo de um elevador que ele mesmo pilotava. O primeiro elevador de passageiros foi inaugurado por ele em 23 de Março de 1857 numa loja de cinco andares em Nova York.

    Em 1867, o francês Léon François Edoux inventou o elevador de coluna hidráulica.

    O mesmo Edoux construiu, em 1889, um elevador de 160 metros de altura para a Torre Eiffel.

    Esses elevadores eram 20 vezes mais rápidos do que os seus predecessores, que trabalhavam com tração.

    Em 1880, a empresa alemã Siemens & Halske utilizou energia elétrica na tração dos elevadores.

    Ele subiu 22 metros em 11 segundos.

    O uso de eletricidade permitiu a introdução de interruptores para controlar o elevador em 1894.


    Apesar da domesticação, o cão continua a ser o mesmo carnívoro que seus parentes selvagens (lobos e chacais) são, conservando diversos instintos de seus ancestrais, como enterrar ossos quando saciados. Os lobos pegavam a presa, comiam parte dela e depois enterravam o que restava para se alimentar novamente quando sentissem fome.
    Dos alimentos enterrados, eles ainda retiravam nutrientes para o seu crescimento e manutenção, pois ossos e cartilagens possuem cálcio, mineral necessário para a formação dos dentes, ossificação, crescimento, atividade muscular, reprodução, etc.
    Os cães domésticos não enterram mais comida, mas ainda escondem e enterram seus ossos e pertences.
     
    Última edição por moderador: 12 Janeiro 2015
    sissy222 e feiticeira1 aprovam isto.
  8. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Vitor agradeço pela sua pesquisa e participação, contudo foi preciso mesclar seus posts, pois não é permitido postar mais de uma vez seguida.
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  9. .vitormartins.

    .vitormartins. Coronel

    Obrigado pela sua rectificação do meu incumprimento, Paul
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  10. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Não foi nada de grave, às vezes acontece, coisas do dia a dia ;)
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  11. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite a todos;)Mais uma vez agradeço a todos pelas participações aqui no tópico que é de todos nós:)Deixo votos de um bom serão e uma noite explêndida para todos:)

    Carlos Santos
     
    sissy222 e feiticeira1 aprovam isto.
  12. Teresa Cristina

    Teresa Cristina Coronel

    Passando por aqui para aprender mais um pouquinho e deixar um abraço ao amigo Carlos.
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  13. sissy222

    sissy222 Imperador

    Vou deixar uma pergunta felina para os amiguinhos culturais.

    Porque os gatos ronronam?
    [​IMG]
     
    feiticeira1 e carlos.santos1 aprovam isto.
  14. MayDantas

    MayDantas Imperador

    Boa pergunta, veremos quem sabe a resposta.
     
    feiticeira1 e carlos.santos1 aprovam isto.
  15. .vitormartins.

    .vitormartins. Coronel

    O ronronar está diretamente ligado ao osso que os felinos têm na garganta, conhecido como hióide (semelhante ao existente na parte anterior do pescoço humano).
    Assim como o miado, o ronronar é uma forma que os felinos usam para expressar seus sentimentos. Os grandes felinos, como tigres, leões, leopardos e onças-pintadas, conseguem rugir em vez de ronronar ou miar, como fazem as espécies menores.
    O ronronar acontece quando o animal puxa o ar para dentro, diferente do rugido, que é o momento em que o ar é expulso do corpo com bastante força.
    Geralmente o gato ronrona quando expressa sensações de tranquilidade, prazer e satisfação. Porém, também pode emitir o som, pela vibração das cordas vocais, quando está com raiva, dor ou fome.
    Biólogo Guilherme Domenichelli, do Zoológico de São Paulo
     
  16. MayDantas

    MayDantas Imperador

    Muito boa resposta. :)
     
    feiticeira1 e carlos.santos1 aprovam isto.
  17. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite a todos e mais uma vez desejo um bom serão e mais uma super noite de descanso para todos;) Vou deixar uma perguntinha bem simples:)Mas antes deixo um outro abraço à amiga Teresa:)

    Carlos Santos

    Por que médicos usam roupa branca?
     
    feiticeira1 e sissy222 aprovam isto.
  18. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Boa noite,eis uma pergunta boa...Obrigado carlos e um abraço.:)
     
    feiticeira1 e carlos.santos1 aprovam isto.
  19. sissy222

    sissy222 Imperador

    Muito bem respondidinho caríssimo Vitor. Fiquei ronronando com essa resposta.;)

    Boa perguntinha Carlos. Vamos lá ver se a respostinha fica à altura.

    O uso do branco pelos médicos é um costume que vem desde a antiga Grécia. Os sacerdotes do templo de Asclépio (deus grego da Medicina) já se vestiam com roupas dessa cor para indicar pureza espiritual. Hoje, o branco é associado à limpeza e à higiene, elementos fundamentáveis na prática da medicina. Também facilita a identificação de qualquer tipo de sujeira.

    Na Idade Moderna (Sec. XVII-XVIII), se utilizava roupa suja de sangue, para mostrar que o médico era bom,o_Oeles até colocavam sangue de galinhas, carneiros e outros animais. Hoje se utiliza o branco porque foi descoberta a importância da limpeza, então presumimos que roupas brancas demonstram mais a limpeza (ou sujeira).
    Alguns terapeutas holísticos também usam a roupa branca devido a ser uma côr com uma carga energética favorável ao trabalho realizado, porque reflete todas as cores do espectro e é símbolo da paz, da espiritualidade, da inocência e da virgindade. A cor branca também simboliza a virtude e o amor a Deus. É uma cor que sugere libertação, que ilumina o lado espiritual e restabelece o equilíbrio interior.



    Agora vamos aproveitar a deixa para fazer uma nova perguntinha sobre as cores usadas pelos profissionais de saúde:

    Então se o branco é a cor de eleição para profissionais de saúde, ...

    Porque os profissionais de saúde usam azul ou verde para fazer cirurgias?:eek:
     
    feiticeira1 e carlos.santos1 aprovam isto.
  20. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Uma pergunta bem saudável... ;), porque do azul ou verde nas cirurgias?
     
    feiticeira1 e carlos.santos1 aprovam isto.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.