Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por carlos.santos1, 30 Agosto 2014.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
?

Acham o tópico interessante?

  1. Sim

    82.7%
  2. Não

    17.3%
Votos em múltiplos itens são permitidos.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. .vitormartins.

    .vitormartins. Coronel

    Quando Arquimedes descobriu o principio das alavancas, teve uma expressão "Dêem-me um ponto de apoio e eu levantarei o mundo". Queria dizer mais ou menos que com uma alavanca por exemplo apoiada na Lua, ele na ponta dessa alavanca "levantaria" a Terra

    Pergunta: Admitindo que seria possivel ter uma alavanca com a dimensão requerida, seria mesmo possível ele chegar à ponta da alavanca e fazer o que afirmou ?
     
    carlos.santos1 e feiticeira1 aprovam isto.
  2. Teresa Cristina

    Teresa Cristina Coronel

    Que pergunta difícil Vitor, mas vou ficar aqui esperando pela resposta.
     
  3. sissy222

    sissy222 Imperador

    No reino animal é assim, já os pássaros são a mesma coisa. Os machos é que têm de impressionar as fêmeas.Às fêmeas resta-lhes...deixarem-se impressionar enquanto escolhem.xDxDxD Vida boa a dessas fêmeas.
    A minha mãe também teve um casal desses "betas combatentes" e como o aquário tinha um espelho por trás podem imaginar o entretem do macho todo o dia às "marradas" ao espelho.;) Por acaso nunca procriaram por isso nunca constatei esse facto.
    Vitor, desculpa por não responder à perguntinha, mas vim cá de fugida no computador do meu filhote e tenho de sair já.
    Passo a respostinha aos seguintes.
     
    feiticeira1 e carlos.santos1 aprovam isto.
  4. Teresa Cristina

    Teresa Cristina Coronel

    Adorei saber mais Sissy.
     
    sissy222 e feiticeira1 aprovam isto.
  5. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Cá vai as continhas dos especialistas na matéria Vitor;) Claro que nem ele nem ninguém conseguiriam criar tal Super-Mega-Construção

    O princípio da alavancagem foi descoberto por Arquimedes no século III a.C. no século III a.C., estudando as máquinas "Arquimedianas": alavanca, roldana, e parafuso. Arquimedes usou de uma força de expressão para enaltecer o princípio da alavanca e não para se vangloriar de sua força física. Todas as alavancas seguem o mesmo princípio: com uma força P aplicada no braço maior (b) é possível equilibrar uma força maior, R, que esteja na ponta do braço menor (a), já que o produto P x b é igual ao produto R x a (veja esquema).
    A proposta de Arquimedes segue o mesmo princípio. Mas vejamos os valores: sabemos hoje que um corpo com a mesma massa da Terra, se pudesse ser pesado na superfície do nosso planeta, pesaria 6 sextilhões (6 x 1021) de toneladas. Supondo-se que o sábio de Siracusa fosse capaz de levantar diretamente do solo um peso de 60 quilos, ele iria necessitar de uma imensa alavanca (índeformá-vel) cujo braço maior fosse 1023 vezes maior que o menor, ou seja, 100 000 000 000 000 000 000 000 vezes o braço menor.
    Apoaindo essa alavanca na Lua, que está a cerca de 400 mil (4 x 105) quilômetros da Terra, Arquimedes teria de ficar na astronômica distância de 4 x 1028 quilômetros, a partir da Lua (4 x 105 x 1023), o que é quase 280 mil vezes mais distante que a galáxia mais remota. Mesmo supondo tudo isso possível, seria interessante notar o deslocamento que Arquimedes teria de dar na extremidade mais longa para que o braço menor levantasse o nosso planeta 1 centímetro apenas: cerca de 1 quintilhão (1018) de quilômetros. Esses cálculos não levam em conta o peso da alavanca. É claro: se é verdade que o sábio fez tal declaração, ela se destinava a realçar seu entusiamo pelo princípio da alavanca, e não para ser tomado ao pé da letra.

    [​IMG]

    Espero que seja isto menino Vitor;)

    Continuação de um bom serão e um bom feriado porque eu tenho de vergar a mola amanhã:cry: Cumprimentos a todos e fiquem bem;)

    Carlos Santos
     
  6. .vitormartins.

    .vitormartins. Coronel

    Parabéns Carlos, resposta exemplar. Apenas um pormenor .Eu escrevi "admitindo que seria possivel ter uma alavanca com a dimensão requerida" pelo que a impossibilidade não estaria na construção da alavanca, estaria na idade que ele teria quando chegasse à ponta da mesma a não ser que viajasse à velocidade da luz :):):)
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  7. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

    :D Como é bom recordar e aprender coisas...gosto muito deste cantinho !
     
  8. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Bom dia!:)
    Vou deixar aqui uma questão:
    Eu não me lembro de espirrar de olhos abertos!

    Porque é que quando espirramos, fechamos os olhos?o_O
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  9. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Boa pergunta, eu nunca parei para pensar neste caso o_O
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  10. .vitormartins.

    .vitormartins. Coronel


    O que acontece é que quando uma partícula estranha invade nossas vias nasais estimula os receptores locais que, por sua vez, avisam o tronco encefálico que é hora de agir. O tronco encefálico reage instantaneamente a essa invasão e desencadeia uma série de impulsos que contraem o abdômen, o tórax e o diafragma até chegar ao nervo facial, que novamente desencadeia reflexos para expulsar a partícula invasora. Essas reações atingem vários músculos do rosto, entre eles o músculo orbicular, responsável pelo abrir e fechar do olhos, tudo isso em questão de segundos, resultando assim no fechar de olhos instantâneo.
     
  11. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Bem técnica esta resposta, estará correta, vamos esperar e ver ;)
     
    carlos.santos1 e feiticeira1 aprovam isto.
  12. _Sweetheart_

    _Sweetheart_ Barão

    Tantos musculos se "mexem" num acto involuntário e quase impossível de contrariar... Também, não tinha pensado nessa questão...

    E já agora, sabia que em Portugal quando espirramos dizemos "atchim" mas ao que parece, esta espécie de palavra tem tradução para outras línguas.
    Ora vejam alguns exemplos:
    Inglês: Atchoo
    Indonésio: Hatchi
    Dinamarquês: Atju
    Letão: Apci
    Romeno: Hapciu
    é isso, ... espirro multilingue..

     
  13. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Grato Sweetheart pelo "complemento cultural" ;)
     
    carlos.santos1 e feiticeira1 aprovam isto.
  14. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    A resposta está certíssima Vitor.:)
    Sweet, obrigada pela achega!;)
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  15. MayDantas

    MayDantas Imperador

    Muito interessante. :)
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  16. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite a todos estes maravilhosos colaboradores que tem posto este cantinho a mexer;) Uma saudação muito especial a todos quanto contribuem e até aos que apenas visitam, porque também conta e muito as visualizações do tópico...sinal que interessa o que por aqui se tem postado:)

    Continuação de um bom serão, vou postar também uma questão interessante:

    Carlos Santos

    De onde vêm os termos "fulano", "beltrano" e "sicrano"?
     
    sissy222 aprova isto.
  17. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Vamos lá ver de onde,rsrs
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  18. .vitormartins.

    .vitormartins. Coronel

    Uma resposta possível:

    Cada um tem uma origem diferente! "Fulano" vem do árabe fulân, que significa "tal". Com o domínio árabe sobre a península Ibérica durante a Idade Média, a língua influenciou os vocabulários espanhol e português. Por volta do século 13, os espanhóis usavam "fulano" como pronome: fulana casa (tal casa), fulano sujeito (tal sujeito). No português, "fulano" virou substantivo, e até derivou para a forma "fuão" em Portugal. "Beltrano" vem do nome próprio Beltrão, ou Beltrand, de origem francesa, que se popularizou graças às novelas de cavalaria da era medieval. O nome acabou levando a terminação "ano" influenciada pelo "fulano", que a essa época já estava na boca do povo. A origem de "sicrano" é mais difícil de precisar. O termo surgiu quando fulano e beltrano já estavam consolidados na língua portuguesa. Há três hipóteses para a origem: "sicra" pode tanto se tratar de um derivado da palavra securu, do latim, do desfiguramento de um nome próprio ou ainda de uma mistura de zutano e citano - equivalentes a "fulano" e "beltrano" em espanhol.
     
    sissy222, ceu_x e carlos.santos1 aprovam isto.
  19. DininhaDias

    DininhaDias Lenda-viva

    Eu pensava sinceramente que se tratava apenas de ditos populares rsrs

    Bom saber, obrigada vitor!
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  20. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite a todos mais uma vez;) Espero que o dia tenha passado sem sobresaltos a todos os que passam aqui algúm do vosso tempo livre. A resposta está correta Vitor, pelo menos dizem os estudiosos:p Continuação de bons serviços por aqui e se divirtam que a vida são apenas dois dias;)

    Carlos Santos
     
    sissy222 e ceu_x aprovam isto.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.