Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por carlos.santos1, 30 Agosto 2014.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
?

Acham o tópico interessante?

  1. Sim

    82.7%
  2. Não

    17.3%
Votos em múltiplos itens são permitidos.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. isahrocha

    isahrocha Oráculo omnisciente

    Vamos aguardar a resposta...;)
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  2. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Op art é um termo usado para descrever a arte que explora a falibilidade do olho e pelo uso de ilusões óticas.

    A expressão "op-art" vem do inglês (optical art) e significa “arte óptica”. Defendia para arte "menos expressão e mais visualização". Apesar do rigor com que é construída, simboliza um mundo mutável e instável, que não se mantém nunca o mesmo.

    Sei que a resposta está sucinta, mas é para que outras pessoas também possam participar com as suas pesquisas!
     
    sissy222, Bruxinha e carlos.santos1 aprovam isto.
  3. Dany-X88

    Dany-X88 Viciado

    Aguardo mais!
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  4. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Muito bem feiticeira...vou apenas deixar umas imagens relativa a pergunta que acabaste de responder acertadamente;)

    [​IMG]

    [​IMG]
    [​IMG]

    Cá temos umas imagens relativas à pergunta da sissy e respondida pela nossa feiticeira de serviço ao fórum;)
    Continuação de um bom serão para todos e se divirtam q.b que amanhã é dia de dormir mais um pouquinho para algúns:)

    Carlos Santos
     
    sissy222, Bruxinha e feiticeira1 aprovam isto.
  5. Heliana

    Heliana Barão

    Bom trabalho pessoal,vamos ver qual será a próxima questão.
     
    feiticeira1 e carlos.santos1 aprovam isto.
  6. Bruxinha

    Bruxinha Oráculo omnisciente

    Bom dia pessoal.
    Aqui fica uma perguntinha por ter caido ontem:

    O que são os raios?

    [​IMG]
     
    feiticeira1 e sissy222 aprovam isto.
  7. MayDantas

    MayDantas Imperador

    Não sei o que são, só sei que são perigosos rsrs.
     
    Bruxinha, feiticeira1 e sissy222 aprovam isto.
  8. sissy222

    sissy222 Imperador

    Começo por aprovar a 100% a resposta da minha querida Feiticeirinha e as excelentes ilustrações do Carlos que exemplificam na perfeição em que consiste esta forma de arte.:):):)

    Principalmente se cairem na nossa cabeça!!!:wuerg::wuerg::wuerg:

    Fica aqui então a resposta à pergunta atmosférica da nossa doce Bruxinha.

    Raio é uma descarga elétrica de grande intensidade que ocorre na atmosfera, entre regiões eletricamente carregadas. Tipicamente vem acompanhada pelo relâmpago, uma intensa emissão de radiação eletromagnética, e pelo trovão, além de outros fenômenos associados. Normalmente situam-se no interior ou entre as nuvens, mas é frequente a ocorrência de descargas diretamente sobre o solo, que transferem elétrons da nuvem para a terra, embora o inverso também aconteça. A maior parte ocorre na zona tropical do planeta e principalmente sobre as terras emersas, associados a sistemas convectivos, os quais, quando é intensa a atividade elétrica, caracterizam as trovoadas.


    Estas descargas elétricas possivelmente tiveram papel fundamental no surgimento da vida, além de auxiliar na sua manutenção. Na história humana, foi possivelmente a primeira fonte de fogo, fundamental no processo da evolução. Desta forma, os raios despertaram fascínio, sendo incorporado em inúmeras lendas e mitos representando o poder dos deuses. Pesquisas científicas posteriores revelaram sua natureza elétrica e, desde então, as descargas têm sido alvo constante de monitoramento, por sua associação com sistemas de tempestades.


    Entretanto, os raios também oferecem perigo, em virtude da grande magnitude de cargas elétricas envolvidas. Por esta razão, edifícios, redes de transmissão de energia e demais componentes de infraestrutura necessitam de sistemas de proteção, sendo o mais comum o para-raios. Mesmo assim, as descargas deixam milhares de mortos e feridos por todo o mundo, mesmo existindo medidas de proteção relativamente simples que poderiam evitar fatalidades.

    [​IMG]


    Os raios manifestam-se usualmente como um trajeto extremamente luminoso que percorre longas distâncias, possuindo ramificações. Contudo, existem formas exóticas, como o raio globular, cuja natureza se desconhece, existindo somente relatos deste fenômeno. A grande variação do campo elétrico das descargas na troposfera pode dar origem a eventos luminosos transientes na alta atmosfera. Raios também são originados em outros eventos, como erupções vulcânicas, explosões nucleares e tempestades de areia. Utilizam-se ainda métodos artificiais para criar descargas atmosféricas com finalidade científica. Em outros planetas do Sistema Solar também ocorrem raios, especialmente em Júpiter e Saturno.:eek:



    Como se pode ler, o MayDantas estava cheio de razão!!!
    Por isso agora resta-me esperar pela aprovação da nossa querida Bruxinha e que alguém complemente a resposta à pergunta dela com a seguinte informação:

    Como se manter em segurança durante uma trevoada?:oops:
     
    Última edição: 15 Novembro 2014
    Bruxinha e feiticeira1 aprovam isto.
  9. MayDantas

    MayDantas Imperador

    Acredito que é exatamente isso, vale lembrar que é muito importante evitar lugares abertos e é muito importante se abrigar quando estiver ocorrendo uma chuva, pois nunca se sabe quando um raio irá cair.
     
    Bruxinha, feiticeira1 e sissy222 aprovam isto.
  10. sissy222

    sissy222 Imperador

    Está no bom caminho coma sua resposta MayDantas, só não se abrigue debaixo de uma árvore senão...pode-lhe correr mal. Fico a aguardar mais detalhes.
     
    Bruxinha e feiticeira1 aprovam isto.
  11. MayDantas

    MayDantas Imperador

    É verdade, esqueci esse detalhe e detalhes as vezes salvam vidas, muito bem lembrado ;).
     
    feiticeira1 e sissy222 aprovam isto.
  12. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa tarde ou bom dia a todos e desejo desde já um bom domingo;) Vou responder o melhor possível a uma questão formulada a mais de 24 horas e ninguém...(inclusive eu)-.-respondeu da qual acho bem importante.

    Trovoadas e Raios e Incêndios Florestais. Cuidados Especiais

    [​IMG]

    Ultimamente tem-se assistido no Norte da Península Ibérica a diversas ocorrências derivadas da trovoada, pelo que considerei importante aprofundar melhor este fenómeno atmosférico e as suas consequências em matéria de defesa da floresta contra incêndios e a segurança dos combatentes.
    O risco de trovoadas em tempo quente e seco é muito elevado e, muitas vezes, estas trovoadas desenvolvem um importante aparato eléctrico que pode levar à ocorrência de incêndios florestais.

    A humidade reduzida nos combustíveis florestais, provocado pelas altas temperaturas da época e a escassa pluviosidade registada no período entre o final da Primavera, Verão e início do Outono, facilitam a ignição dos combustíveis pela queda de raio.

    A formação de trovoadas produzem-se frequentemente pela tarde e associada ao relevo mais montanhoso que forçam o ar a subir, pelo que nestas condições, os raios podem cair no final da tarde e durante a noite, em locais de difícil acesso (normalmente nas proximidades das vertentes). As condições de escuridão e os ventos erráticos, moderados a fortes, durante a trovoada dificultam o ataque inicial.

    [​IMG]

    Antes que comece a queda de raios (relâmpagos)


      • Saiba identificar a proximidade de uma trovoada pela evolução das nuvens típicas.
      • Seja sempre consciente de quanto tempo vai demorar para alcançar um abrigo SEGURO, se uma trovoada ocorrer.
      • Observar quando novas trovoadas começam a desenvolver-se.
      • O serviço de protecção civil deverá observar pelos mecanismos existentes, através das cartas de monitorização de quedas de raios e comunicar a ameaça relâmpagos.
      • Colocar observadores/vigilantes para actuarem em caso de incêndio florestal.
      • No verão, em dias de formação de trovoadas, devem-se retirar de trabalhos no campo e em zonas elevadas antes das 16 UTC (17 horas de Portugal), pois a partir desta hora é quando se formam um maior número de trovoadas. A vigilância das equipas de combate a incêndios deverá ser realizada junto à viatura ou dentro dela, pois esta funcionará como refúgio perante a queda de raios.
      • No caso de sentir cócegas na pele ou que o cabelo tende a ficar de pé e que os objectos metálicos de pontas metálicas (antenas de rádio) emitem um estranho zumbido, assemelhando-se ao som de uma colmeia ou produzem faíscas, então a trovoada está muito próxima. Isto significa que o ambiente onde nos encontramos transformou-se em condutor, ao ponto de gerarem-se descargas entre duas pessoas ou pessoas e objectos.
      • Se notar algum destes sinais deverá imediatamente retirar-se para um local seguro.

    Quando já está a decorrer a queda de raios.

    Estimar a sua distância em relação ao último relâmpago usando o método denominado “flash-to-bang”: A distância da trovoada é estimada através do cálculo da diferença de tempo entre o relâmpago (luz) e o trovão (som). A velocidade do som no ar é de aproximadamente 343 m/s. Estimamos que um raio encontra-se a 1,0 km para cada 3 segundos contados. Se o relâmpago cair a menos de 8,5 km (cerca de 25 segundos de distância), devemos OBRIGATORIAMENTE e IMEDIATAMENTE deslocar-nos para um abrigo seguro, se possível. Uma vez que o raio caia a 8,5 km, o próximo relâmpago pode ocorrer onde você está, pelo que há a necessidade de procurar um local seguro antes que o raio caia mais perto. Por cada 10 segundos contados entre o trovão e o raio, devemos considerar que existe cerca de 3 km de distância entre nós e a queda do raio.




      • Quando fora e longe de veículos ou edifícios, procure uma floresta densa com pequenas árvores, rodeada por árvores altas. Fique longe de árvores isoladas.
      • NUNCA começar a correr durante uma trovoada e com a roupa molhada, pois é extremamente perigoso, uma vez que criará turbulência no ar e uma zona de convecção que atrairá o raio.
      • Não fique numa área aberta (clareira) com mais de 90 m de diâmetro.
      • Afaste-se de todo o material metálico (ferramentas) e coloque-o a uma distância superior a 30 metros de distância.
      • Desligue os aparelhos de rádio-comunicação e telemóveis, cujas radiações electromagnéticas podem atrair os rádios.
      • Não se coloque em locais elevados, como um cume, cabeças e vertentes de ravinas, afloramento de rocha, ou um telhado.
      • Não esteja na água ou num barco. Afaste-se de planos de água, pontos de água, rios e ribeiros, bem como linhas de água.
      • Não se refugie à entrada de grutas ou de uma rocha (lapa), pois o raio pode entrar precisamente através das aberturas existentes. Somente é seguro o refúgio em grutas profundas e largas, no mínimo com um metro para cada lado.
      • Em espaço aberto, se estiver em grupo (equipa de combatentes), afastem-se uns dos outros a distâncias superiores a 30 metros e coloquem-se em posição de segurança.
      • Em espaço aberto (por exemplo: planalto ou campo, sem floresta) a posição de segurança recomendada é sentar-se sobre uma mochila ou impermeável, baixar a cabeça e colocar as mãos sobre os joelhos. Mantenha-se assim até passar a trovoada. Esta posição mantém a pessoa isolada e evita que sobressaia na paisagem.
      • Evite estar próximo ou em contacto com elementos mais altos e isolados que podem ser propensos a serem atingidos por raios.
      • Evite estar próximo ou em contacto com grandes estruturas metálicas, tais como antenas, postes ou cercas de metal.
      • Construções metálicas com tampo em pedra ou outras estruturas não condutoras eléctricas não são locais seguros. Não toque em nada ligado à rede eléctrica, linhas telefónicas ou canalizações.
      • A melhor opção é dirigir-se para o interior do veículo, mas não toque nos lados do veículo. Dentro do veículo, mantenha-se com os vidros fechados e feche as entradas de ar.
      • Definitivamente, sempre que seja possível, procure refugiar-se dentro de um edifício fechado.

    Se um raio alcança uma pessoa


      • As pessoas atingidas por um raio não mantêm a descarga eléctrica, pelo que pode-se socorrer sem correr qualquer risco.
      • Peça auxílio por telefone, chamando o 112.
      • A pessoa atingida por raio recebe uma descarga eléctrica e pode ter queimaduras por onde o raio a atingiu e por onde a electricidade abandonou o corpo. Verifique se existem queimaduras em ambas partes. As queimaduras, normalmente, devem-se procurar nos dedos das mãos e pés e em zonas de contacto com fios, medalhas, relógios, anéis, pulseiras.
      • Se a vítima apresenta pulsação e respira, observe e cuide de outras possíveis lesões.
      • Se a vítima está inconsciente, comprove se tem pulsação e se respira.
      • Se tem pulsação mas não respira, aplicar a respiração boca-a-boca.
      • Se observa que a vítima não apresenta pulsação, então entrou em paragem cardíaca, aplique de imediato a técnica de Reanimação Cárdio-Pulmonar (RCP). As pessoas que sofrem uma paragem cárdiorespiratória por raio, têm uma maior probabilidade de sobreviverem quando comparadas com outras causas, se se iniciarem as manobras de reanimação com prontidão.
      • Uma descarga eléctrica pode causar danos no sistema nervoso, fracturas e perda de audição ou visão. Entre 80 a 90% das pessoas vítimas de fulminação podem sobreviver se receberem no imediato os cuidados de socorro adequados.
      • Manter a vítima quente até à chegada da equipa de socorro.
      • Se uma pessoa atingida por raio, aparentemente não apresenta feridas de importância, deve no entanto ser assistida por um médico para avaliar o seu estado de saúde.

    Menina Sissy cá temos a resposta à perguntinha formulada por ti, espero que esteja em conformidade com o que
    pretendias;) Continuação de tudo de bom para todos e venha mais questões:)

    Carlos Santos


    Post editado por Dininha Dias: foi necessário retirar link externo, aviso deixado ao jogador.
     
    Última edição por moderador: 20 Novembro 2014
  13. MayDantas

    MayDantas Imperador

    Muito boa resposta.;)
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  14. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite a todos;) Para não ficar isto vazio...vou deixar uma perguntinha no ar:p

    Dá pra viver bem sem comer carne?
    Fica aqui a questão no ar, desejo a todos uma excelente noite e um bom descanso, até amanhã e portem-se bem;)

    Carlos Santos

     
    sissy222 aprova isto.
  15. MayDantas

    MayDantas Imperador

    Boa noite, acredito que dá para viver bem sim.
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  16. Bruxinha

    Bruxinha Oráculo omnisciente

    Perfeita Sissy... que estouro de respostaxD beiiiijoooo ;)
     
    feiticeira1 e carlos.santos1 aprovam isto.
  17. MayDantas

    MayDantas Imperador

    Foram ótimas respostas. ;)
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  18. sissy222

    sissy222 Imperador



    O May Dantas tem razão, dá para viver bem sem carne DESDE que (como tudo, há que observar alguns fatores) se tenha cuidade em substituir os nutrientes que a carne fornece por outros alimentos ricos nesse nutrientes. A minha resposta incluí algumas das alternativas mas aviso já que é muito incompleta nesse aspeto pois só indica em média um dos alimentos que fornece esse tipo de nutriente, mas alerto que há milhentos legumes, frutas, leguminosas e sementes que podem complementar a nossa alimentação sem carne, para além dos aqui indicados.
    Fica então aqui a resposta à questão do Carlos:

    Sim, mas o menu verde não pode ser muito radical (conheça os diversos tipos de vegetarianismo na tabela abaixo) e o vegetariano precisa ficar ligado para não faltar nenhum nutriente no seu prato. "Para ter uma alimentação saudável, a gente precisa de tudo um pouco, até da gordura e do colesterol da carne", diz a nutricionista Daniela Silveira, da Unifesp. Quando a pessoa pára de comer carne, podem rolar deficiências de quatro nutrientes principais. Confira os maiores problemas e suas soluções.

    A falta que ela faz
    Menu verde é fraco em 4 nutrientes
    Elemento em falta - Ferro

    Falta de ferro gera anemia. E a maior fonte de ferro são as carnes. O ferro de origem vegetal, presente no feijão e grãos integrais, tem absorção mais baixa

    Solução vegetariana - Aumentar a absorção de ferro, combinando alimentos que contenham vitamina C

    Elemento em falta - Vitamina B12

    Carnes, ovos e leite têm boas reservas dessa substância, essencial para a manutenção das células nervosas

    Solução vegetariana - Ovolactos e lactovegetarianos devem comer ovos e leite. Vegans precisam tomar suplementos de vitamina B12

    Elemento em falta - Cálcio

    Quem não ingere leite e derivados sofre com a ausência desse mineral essencial para evitar osteoporose. O cálcio presente em vegetais como brócolis e grão-de-bico é menos absorvível

    Solução vegetariana - Tomar ao menos 3 copos de leite por dia

    Elemento em falta - Proteínas

    Carnes, leite e ovos têm proteínas mais completas e de fácil absorção. As proteínas vegetais não são tão completas e abundantes como as da carne

    Solução vegetariana - Comer muita soja, único vegetal que supre 100% das necessidades protéicas



    Conheça oito tipos de dieta vegetal
    Ovolactovegetarianos

    De origem animal eles não comem carne, mas comem alimentos que o animal "oferece sem sofrimento nem morte", como ovos e laticínios

    Humanocarnívoros

    Tentam ao máximo diminuir o consumo de carne, principalmente a vermelha. São "quase vegetarianos", preocupando-se com as condições em que os animais foram mortos

    Macrobióticos

    Seguem uma dieta oriental que busca "equilibrar a energia dos alimentos", baseada em cereais integrais, soja, legumes, frutas frescas e algum peixe. São evitados farinha, açúcar, álcool,laticínios e carne de boi

    Frugivoristas

    Só comem aquilo que os vegetais podem "oferecer", como frutas, grãos e sementes. Partes essenciais da planta (folhas e raízes) estão fora, pois "qualquer ser vivo deve ser poupado"

    Crudivoristas

    Comem apenas alimentos crus, não aceitam nada que seja preparado acima de 45 ºC. Para eles, o cozimento detona as enzimas dos alimentos. A idéia é comer tudo em estado natural

    Vegans

    Considerados "os verdadeiros vegetarianos", não comem carne ou qualquer produto de origem animal, nem mel ou gelatina, para "não contribuir para o sofrimento dos animais"

    Semivegetarianos

    Evitam (mas não proíbem) a carne vermelha, preferindo o peixe e o frango, com a justificativa de que a carne branca é mais saudável que a vermelha

    Lactovegetarianos

    Excluem a carne e o ovo do cardápio - para eles, os ovos possuem "a vibração da vida", além de um alto nível de colesterol. Leite e seus derivados estão liberados no menu



    Gostaram? Então se alguém quiser complementar com mais alimentos que forneçam os nutrientes necessários, está à vontade para o fazer.
    Eu aguardo pela confirmação do Carlos.
     
  19. MayDantas

    MayDantas Imperador

    Meu avô não come carne a muito tempo, porém ele teve um probleminha de anemia a pouco tempo, o que a cara sissy222 postou é muito importante e deve ser seguido a risca por quem decide parar de comer carne.
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  20. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite a todos quantos nos veem e nos seguem;)Sissy aprovo sem dúvida nenhuma a tua excelente resposta à pergunta anterior, espero que tenha servido para exclarecer alguma dúvida sobre as dietas vegetarianas, por isso muita atenção na preparação das mesmas para não faltar os tais nutrientes essenciais.
    Para terminar vou deixar uma outra pergunta sobre alimentação extrema...vão já vêr o porquê do extrema:) A resposta o dirá;)

    Como saber se uma fruta no mato é comestível?
    Agora aproveito para me despedir do tópico, até amanhã e uma excelente noite, boas pesquisas mais uma vez.

    Carlos Santos
     
    sissy222 e feiticeira1 aprovam isto.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.